Fimec 2018

42ª Fimec é sinônimo de tecnologia para calçadistas

Feira profissional acontece entre os dias 6 e 8 de março de 2018

42ª Fimec é sinônimo de tecnologia para calçadistas

A 42ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), acontece entre os dias 6 e 8 de março, das 13 às 20 horas, na Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (Brasil). A feira intitulada “A única que tem tudo” apresenta lançamentos em couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes para os visitantes qualificados e técnicos que passam pelos pavilhões do centro de eventos. Como a maior feira do setor da América Latina, a Fimec reúne mais de 500 expositores que trazem as novidades mais relevantes para o setor coureiro-calçadista.

A cada ano, a Fimec atrai novos visitantes profissionais em busca de fornecedores, conteúdos relevantes para seus negócios, novidades em tecnologia e inteligência de mercado. O evento consagrado a tantas edições recebe visitação técnica de 25 Estados brasileiros e também de 12 países da América Latina.

“A Fimec é a feira de maior representatividade no setor coureiro-calçadista. Nesta edição traremos mais novidades para os visitantes do evento, focando nossos esforços em apresentar soluções para seus negócios, tanto em relação à apresentação de produtos quanto de técnicas, processos e inteligência no setor coureiro-calçadista. Além disso, estaremos lançando o Fórum Fimec Moda & Conteúdo que acontecerá no contraturno do evento, com palestras ministradas por profissionais relevantes no setor da moda e negócios”, afirma o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung.

Estúdio Fimec traz inspiração e tendências de moda

O Estúdio Fimec, é um espaço cativo no evento. Repleto de informação de moda, criado especialmente para inspirar e direcionar os visitantes quanto às novidades para as próximas estações. A cada edição, um tema diferente e novidades em termos de materiais e direcionamentos para as coleções seguintes. Um universo lúdico e recheado de tendências de moda esperam os visitantes e proporcionam um direcionamento para suas criações.


Fábrica Conceito tem produção em tempo real

Dentro da Fimec acontece a Fábrica Conceito, um espaço único no mundo com fabricação de calçados em tempo real, com foco na tecnologia e aumento da produtividade, que produz calçados em tempo real, conforme realizado em uma indústria. Na fábrica, os visitantes podem se atualizar quanto as novidades em maquinário de produção e processos que otimizam custos e tempo. “O destaque da Fábrica Conceito 2018 será a integração virtual de sistemas entre fábrica, logística e o varejo. ‘Tecnologia da informação a serviço do setor calçadista’ será o  tema da edição de 2018. A proposta do projeto será ainda mostrar os níveis de avanço com o uso de tecnologias de automação nas três áreas”, afirma o presidente executivo IBTeC, Paulo Griebeler.

A fábrica que funciona em tempo real utiliza máquinas e matérias-primas dos expositores da Fimec. O objetivo da ação, promovida pela Fenac, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC) e Coelho Assessoria Empresarial é apresentar ao visitante aplicabilidade dos processos tecnológicos e dos produtos que estão sendo expostos na feira.  Além disso, os visitantes podem trocar informações com os profissionais que operam as máquinas, podendo ali mesmo conhecer mais sobre o funcionamento de cada produto.

Serão quatro linhas produtivas fabricando seis modelos de calçados masculinos e femininos, das marcas Ramarim e Kildare, num total de 2.500 pares nos três dias do evento. Dentre as linhas de produção, uma será composta por alunos do SENAI, que produzirão perto de 1.000 pares de sapatilhas femininas, demonstrando o alto nível da formação recebida no Instituto de Tecnologia do Calçado Senai de Novo Hamburgo.

Outra linha terá um alto nível de automação e controle dos processos, através de softwares desenvolvidos para fornecer todas as informações necessárias aos gestores de produção: condições de operação das máquinas, produção real a cada minuto, problemas de qualidade identificados nas linhas, com emissão de relatórios regulares durante o dia, permitindo a correção das rotinas de produção instantaneamente.

“Neste espaço estará exposto o que há de mais moderno na tecnologia de máquinas e equipamentos no Brasil, processos inovadores de fabricação de calçados, matérias-primas e componentes sustentáveis e, principalmente, ferramentas informatizadas para melhorar o planejamento, o controle e a execução dos processos”, o diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luís Coelho.

Nesse ano, a novidade fica por conta de um espaço diferenciado e central na feira que fará a integração da Fábrica Conceito com o Salão de Logística, novidade da edição 2018. Aliado ao Projeto Sola, (Sistema de Operações Logísticas Automatizadas) da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), esse espaço apresenta processos que reduzem os custos, integram ações, permitem rastreabilidade, possibilidade de crossdocking e reposição automática, controles e organização para gestão dos negócios e inventário em tempo real. Indo muito além do transporte, a logística é indispensável para administrar os recursos da empresa, fazendo desde a gestão de compra, planejamento, armazenamento, transporte, bem como a distribuição dos produtos e o monitoramento.


Salão de Logística é novidade em 2018

O Salão de Logística é uma iniciativa que ocorre pela primeira vez na 42ª Fimec e foi criada para completar a gama de expositores e projetos existentes no evento, garantindo ainda mais experiências de conhecimento e oportunidades de negócios para os visitantes.

O propósito do Salão de Logística é de apresentar processos eficientes e automatizados no controle e organização da entrada, saída e movimentação de mercadorias que atendam os princípios da indústria moderna – inteligência em processos mais autônomos, automatizados, com acessos por dispositivos móveis. Baseado em três pilares – identificação, processos e troca eletrônica de dados, o projeto tem como principal desafio difundir e criar a cultura de automação para processos integrados e eficientes dentro das indústrias, além de melhorar o gerenciamento de informações e dados, que são essenciais para a gestão do negócio. A iniciativa busca acelerar os negócios na cadeia, indo desde a indústria até o varejo e e-commerce para reduzir perdas. “O Salão de Logística é a oportunidade para aproximar o setor calçadista de ofertas que atendam, cada vez mais, a integração da cadeia produtiva para acelerar as operações e dar mais competitividade para o setor”, afirma o assessor executivo da Abicalçados, Igor Hoelscher.

São apresentados no Salão de Logística, expositores da área de transporte, automação, movimentação e tecnologia – tanto de softwares para controles de estoque quanto de e-commerce para vender o produto ao consumidor final. “Os visitantes encontrarão empresas dispostas a investir no setor e que apostam na indústria calçadista como uma grande força do Brasil”, afirma Hoelscher.


Fórum Fimec: Moda e Negócios trará conhecimento para os visitantes

Pensado especialmente para fornecer informação e capacitação de qualidade ao setor coureiro-calçadista, o Fórum Fimec: Moda e Negócios é um evento que acontecerá em paralelo à Fimec, no contraturno, e contará com palestras ministradas por profissionais nacionais e internacionais do setor calçadista. Em dois dias, os profissionais ligados à moda e a área de negócios, contarão suas experiências profissionais e darão conta de temas relevantes para os profissionais desse segmento. “Idealizamos esse projeto para trazer conteúdo qualificado para os visitantes da Fimec, através de profissionais com cases e histórias muito importantes tanto na área de moda quanto negócios. Nossa ideia é fazer com que esse conhecimento transmitido inspire e motive, mas principalmente, provoque os empresários do setor na busca de um espaço maior no mercado nacional e internacional”, afirma o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung.

A 42ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), acontece entre os dias 6 e 8 de março, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (Brasil). A FIMEC é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio da Transduarte e apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e das entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABRAMEQ, ASSINTECAL, CICB, ABQTIC, ACI-NH/CB/EV, AICSUL e IBTEC.

Acompanhe informações sobre o evento através do site www.fimec.com.br e das redes sociais www.facebook.com/FeiraFimec e www.instagram.com/feirafimec

Mais Notícias

15 Jan 2018

AMPLA confirma presença na Fimec 2018

CONTINUE LENDO
12 Jan 2018

Fórum Fimec: Moda e Negócios trará conhecimento para os vis ...

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização