Fimec 2019 - Flyer Topo

Abicalçados estará na Fimec 2019

Na feira, a entidade participa com a demonstração do Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA) na Fábrica Conceito e com as rodadas de negócios do FF Exchange.

Abicalçados estará na Fimec 2019

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) participa da 43ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, em Novo Hamburgo/RS. Na feira, considerada a maior da América Latina para a indústria de base do setor calçadista, a entidade participa com a demonstração do Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA) na Fábrica Conceito e com as rodadas de negócios do FF Exchange.

Na Fábrica Conceito, tradicional espaço onde é montada a estrutura de um parque fabril de calçados, será demonstrada, na prática, a utilização do SOLA. “O sistema será responsável pela tecnologia da informação e equipamentos de automação no controle da produção das linhas de montagem da Kildare e Senai durante os três dias de evento”, adianta o consultor da Abicalçados, Igor Hoelscher, que estará disponível para explicar o funcionamento da metodologia para visitantes em um uma área dedicada para operacionalização da separação de mercadorias.

O SOLA consiste em um conjunto de elementos que se utilizam dos padrões internacionais de codificação GS1 para o controle de todo o processo logístico, desde a chegada da matéria-prima na fábrica até a ponta final, no varejo. No sistema, a embalagem leva um código de barras padrão e presente em mais de 150 países, facilitando todo o processo de produção, controle de estoques, rastreabilidade da carga, serviços de atendimento ao cliente e até ações de marketing. “Os processos automatizados geram registro das informações com exatidão e em tempo real a partir da aplicação da serialização: entrada e saída de mercadorias na expedição, estoque e inventário. Isso permite que os gestores monitorem os negócios e tenham autonomia e poder na tomada de decisões de maneira rápida, pois, são eliminadas as contagens manuais que podem gerar inconsistências, desvios e perdas”, explica Hoeslcher, citando o case de sucesso da Via Marte, primeira empresa a adotar integralmente o SOLA e que, em uma ano, reduziu custos em mais de R$ 500 mil. “Na Fimec, estarei disponível para explicar o funcionamento do projeto que, ao contrário do que muitos podem pensar, não é oneroso e traz uma economia significativa para a empresa”, acrescenta.

Na Fimec, o SOLA terá a demonstração de scanners, coletores de dados e impressoras para realizar os controles. “Neste ano também estaremos fazendo a leitura por tags de RFID (identificação por radiofrequência) e teremos à disposição do público um aplicativo na web durante os três dias de feira para acompanhar as informações da produção em tempo real”, conclui. O SOLA conta com a parceria da Automatech e CEITEC para a implementação de tecnologias.

FF Exchange
A Fimec também será palco de mais uma edição do FF Exchange, rodadas de negócios realizadas no modelo speed dating - no qual as empresas têm três minutos para apresentar seus serviços e passam todas umas pelas outras - que nesta edição colocará frente à frente calçadistas, curtumes, fornecedores de componentes e máquinas e empresas de tecnologia, estas pela primeira vez na iniciativa. “A participação de empresas de tecnologia nas rodadas vem ao encontro da necessidade de mudança nas formas de produção”, comenta a gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, ressaltando que “sem o investimento em novas tecnologias, novos processos, produtos e formas de negócios, não iremos sobreviver por muito tempo, muito menos no atual patamar de quarto maior produtor de calçados do planeta”. Para esta edição, as inscrições para as rodadas - tanto de âncoras como de fornecedores - podem ser realizadas via e-mail (janaina@abicalcados.com.br) até o dia 11 de fevereiro.

A primeira rodada está marcada para o dia 26 de fevereiro, às 13h30, com empresas e startups de tecnologia relacionada à Gestão, TI e Manufatura Avançada. Já o segundo evento será realizado no dia 28 de fevereiro, também a partir das 13h30, entre calçadistas e fornecedores de máquinas para calçados e curtumes.

A realização do FF Exchange é da Abicalçados em parceria com as entidades representativas da cadeia Abrameq (máquinas), Assintecal (componentes) e CICB (couros).

 A feira
Com mais de 500 expositores de produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes, a mostra acontece nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
 

Fonte: Imprensa Abicalçados

Mais Notícias

15 Fev 2019

Arezzo produzirá na Fábrica Conceito 2019 tênis casual com ...

Projeto será mostrado na Fimec, de 26 a 28 de fevereiro

CONTINUE LENDO
15 Fev 2019

Uma das principais feiras de calçados do mundo, Francal apres ...

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Transduarte
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização