Fimec 2021

Abicalçados estará na Fimec 2019

Na feira, a entidade participa com a demonstração do Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA) na Fábrica Conceito e com as rodadas de negócios do FF Exchange.

Abicalçados estará na Fimec 2019

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) participa da 43ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, em Novo Hamburgo/RS. Na feira, considerada a maior da América Latina para a indústria de base do setor calçadista, a entidade participa com a demonstração do Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA) na Fábrica Conceito e com as rodadas de negócios do FF Exchange.

Na Fábrica Conceito, tradicional espaço onde é montada a estrutura de um parque fabril de calçados, será demonstrada, na prática, a utilização do SOLA. “O sistema será responsável pela tecnologia da informação e equipamentos de automação no controle da produção das linhas de montagem da Kildare e Senai durante os três dias de evento”, adianta o consultor da Abicalçados, Igor Hoelscher, que estará disponível para explicar o funcionamento da metodologia para visitantes em um uma área dedicada para operacionalização da separação de mercadorias.

O SOLA consiste em um conjunto de elementos que se utilizam dos padrões internacionais de codificação GS1 para o controle de todo o processo logístico, desde a chegada da matéria-prima na fábrica até a ponta final, no varejo. No sistema, a embalagem leva um código de barras padrão e presente em mais de 150 países, facilitando todo o processo de produção, controle de estoques, rastreabilidade da carga, serviços de atendimento ao cliente e até ações de marketing. “Os processos automatizados geram registro das informações com exatidão e em tempo real a partir da aplicação da serialização: entrada e saída de mercadorias na expedição, estoque e inventário. Isso permite que os gestores monitorem os negócios e tenham autonomia e poder na tomada de decisões de maneira rápida, pois, são eliminadas as contagens manuais que podem gerar inconsistências, desvios e perdas”, explica Hoeslcher, citando o case de sucesso da Via Marte, primeira empresa a adotar integralmente o SOLA e que, em uma ano, reduziu custos em mais de R$ 500 mil. “Na Fimec, estarei disponível para explicar o funcionamento do projeto que, ao contrário do que muitos podem pensar, não é oneroso e traz uma economia significativa para a empresa”, acrescenta.

Na Fimec, o SOLA terá a demonstração de scanners, coletores de dados e impressoras para realizar os controles. “Neste ano também estaremos fazendo a leitura por tags de RFID (identificação por radiofrequência) e teremos à disposição do público um aplicativo na web durante os três dias de feira para acompanhar as informações da produção em tempo real”, conclui. O SOLA conta com a parceria da Automatech e CEITEC para a implementação de tecnologias.

FF Exchange
A Fimec também será palco de mais uma edição do FF Exchange, rodadas de negócios realizadas no modelo speed dating - no qual as empresas têm três minutos para apresentar seus serviços e passam todas umas pelas outras - que nesta edição colocará frente à frente calçadistas, curtumes, fornecedores de componentes e máquinas e empresas de tecnologia, estas pela primeira vez na iniciativa. “A participação de empresas de tecnologia nas rodadas vem ao encontro da necessidade de mudança nas formas de produção”, comenta a gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, ressaltando que “sem o investimento em novas tecnologias, novos processos, produtos e formas de negócios, não iremos sobreviver por muito tempo, muito menos no atual patamar de quarto maior produtor de calçados do planeta”. Para esta edição, as inscrições para as rodadas - tanto de âncoras como de fornecedores - podem ser realizadas via e-mail (janaina@abicalcados.com.br) até o dia 11 de fevereiro.

A primeira rodada está marcada para o dia 26 de fevereiro, às 13h30, com empresas e startups de tecnologia relacionada à Gestão, TI e Manufatura Avançada. Já o segundo evento será realizado no dia 28 de fevereiro, também a partir das 13h30, entre calçadistas e fornecedores de máquinas para calçados e curtumes.

A realização do FF Exchange é da Abicalçados em parceria com as entidades representativas da cadeia Abrameq (máquinas), Assintecal (componentes) e CICB (couros).

 A feira
Com mais de 500 expositores de produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes, a mostra acontece nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
 

Fonte: Imprensa Abicalçados

Mais Notícias

02 Abr 2020

Governo adia para maio novo modelo de ICMS para empresas calç ...

Conversas para ajustes no texto do decreto foram paralisadas por causa da Covid-19. Prorrogação permite tempo para finalizar as alterações necess ...

CONTINUE LENDO
28 Mar 2020

Calçadistas se reinventam no combate ao coronavírus

Empresas catarinenses e gaúchas doam máscaras

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização