Fimec 2019 - Flyer Topo

Artecola lança palmilha reciclada de alta qualidade e adesivo que elimina prymer, limpeza e secagem

Novos produtos estarão em destaque na feira FIMEC, em Novo Hamburgo (RS), levando inovação, redução de processos e sustentabilidade à cadeia calçadista.

Artecola lança palmilha reciclada de alta qualidade e adesivo que elimina prymer, limpeza e secagem

Fiel a sua estratégia de gerar inovação sustentável para oferecer melhores resultados a seus clientes, a Artecola Química lança duas novidades de grande impacto na FIMEC 2019, feira da cadeia calçadista que acontece de 26 e 28 de fevereiro, em Novo Hamburgo (RS). Uma delas é o adesivo Régia PU 9500, que elimina o uso de prymer, limpeza e secagem (23 min) na colagem de palmilhas de EVA. O outro lançamento é a palmilha de montagem polimérica Artepalm Eco, reunindo alta performance em um produto desenvolvido com cerca de 90% de matéria prima reciclada.

As novidades estarão em destaque no estande da Artecola na FIMEC, no Pavilhão 4, entre as ruas F e G. “Sempre trabalhamos com pioneirismo no desenvolvimento de tecnologias para aumentar a produtividade, reduzir impacto ambiental e gerar ganhos a toda a cadeia calçadista. Nossos lançamentos traduzem muito bem essa filosofia de atuação da Artecola, aliando inovação e sustentabilidade com resultados superiores”, ressalta o Presidente Executivo da empresa, Eduardo Kunst.

Artepalm Eco – A nova palmilha de montagem polimérica alia qualidade a um produto 100% reciclável e desenvolvido com cerca de 90% de matéria prima reciclada. “Usamos resíduos industriais na criação da nova palmilha, o que dá novo destino a toneladas de lixo plástico que não iriam se decompor e precisariam ficar em aterro permanente”, destaca Kunst. “Fazer um produto com alto teor de material reciclado é algo relativamente fácil. O diferencial da tecnologia Artecola é utilizar um produto que alie isto com qualidade e alto desempenho. Já atuamos com produtos destas características para o mercado automotivo e agora também viabilizamos este conceito para a indústria calçadista”, enfatiza.

Além de ser reciclada, a nova palmilha permite o reuso de 100% das aparas na produção de novos lotes. A cada placa do material, sobram cerca de 21% de aparas do corte das palmilhas. As sobras, quando feitas de celulose ou não tecido (materiais hoje usados em palmilhas de montagem) geram cerca de 210 kg de resíduos/ton (com custo aproximado de R$ 300,00 para correta destinação pelo cliente). O lançamento da Artecola também gera aparas de corte, mas todo o volume é 100% reciclável e se transforma novamente em produto, acabando com o resíduo e com a despesa para destinação. A palmilha pode ser aplicada em diferentes construções: simples, montada com reforço colado, com reforço duplo, para sapatos de saltos e/ou esqueleto de sandália. Pode ser utilizada, também, para estruturar fundo de bolsas, laterais de pastas e divisórias de malas.

Régia PU 9500 – Inovação radical para colagem de palmilhas de EVA termoconformadas, o novo adesivo garante forte redução de processos: o formato tradicional consome 18g de insumos, 23 minutos e três operadores a cada par colado. Com o Régia PU 9500, se aplica o adesivo antes da conformação (8g), sem prymer, sem limpeza e sem espera pela secagem. Reduz em 55% o uso de insumos, em 66% o número de operações, e em 100% o tempo de espera.

A eliminação da limpeza e do prymer reduz o uso de insumos químicos. São 10kg a menos a cada 1.000 pares colados, além de menor quantidade de solvente no ambiente (forte impacto sustentável). A inovação também reduz desperdício: pode ser aplicada até 30 dias antes da reativação sem perder performance. “Outro diferencial importante é que não há qualquer mudança nas outras etapas do processo. Eliminamos quase toda a colagem propriamente dita, permitindo que a palmilha passe direto da conformação para a reativação”, reforça Eduardo Kunst. “Este é mais um produto em que está bem presente o nosso compromisso de gerar inovação sustentável para oferecer melhores resultados e produtividade a nossos clientes.”

A ARTECOLA - A empresa teve origem em 1948, como uma pequena fábrica de tintas e colas para calçados, em Novo Hamburgo (RS). Hoje a Artecola Química marca presença com maturidade nos mercados calçadista, moveleiro, de papel e embalagem, de transportes e automotivo, construção civil e consumo. Mais informações: www.artecolaquimica.com.br.

Assessoria de Imprensa: Jornalista Adriane Costa | (51) 98484 5869 | adriacosta@uol.com.br

Mais Notícias

14 Mar 2019

Calçados produzidos na Fimec 2019 são doados para instituiç ...

Durante ato simbólico de entrega dos 1.945 pares, entidades destacaram a importância da doação diante das fortes chuvas que atingiram Novo Hamburg ...

CONTINUE LENDO
28 Fev 2019

Fimec 2019 aponta retomada do setor coureiro-calçadista

Otimismo do segmento é concretizado com fechamento de negócios e visitação qualificada

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Transduarte
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização