Fimec 2018

Confira a programação da Semana do Calçado

Confira a programação da Semana do Calçado

O setor coureiro-calçadista prepara-se para a Semana do Calçado 2017, uma semana inteira de discussões, de 1º a 5 de outubro, em sete eventos diferentes, focados no tema “Inovação Colaborativa”, chamando a atenção para a busca de soluções inovadoras em cada elo da cadeia, com foco no arranjo produtivo.
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados, Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins – Abrameq, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos – Assintecal, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil – CICB, Couromoda, Fimec 2018, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae RS implementarão as ações da semana criada pelo IBTeC e pelo Sebrae com o objetivo de  promover atividades de integração de todas as áreas do setor coureiro-calçadista em uma semana de atividades, palestras e trocas de experiências.

Os eventos trarão à discussão temáticas como produtividade, inovação, sustentabilidade e novas tecnologias, como forma de se repensar a matriz produtiva, quebrando paradigmas e buscando soluções para superar as lacunas tecnológicas ainda existentes.

A expectativa é de que o número de 800 participantes registrados em 2016 seja superado este ano, chegando a 2.000 pessoas.
As inscrições para todas as atividades da semana podem ser feitas através do site – www.semanadocalcado.com.br, direto no link de cada ação.

IBTeCHDAY – MARATONA DE DESAFIOS TECNOLÓGICOS VOLTADOS AO SETOR CALÇADISTA


O IBTeCHDAY, maratona de desafios tecnológicos voltados ao setor calçadista, é a atividade que abrirá a programação da Semana do Calçado, no domingo, dia 1º de outubro. Promovida pelo IBTeC a atividade tem como objetivo fomentar a geração de produtos, processos e serviços inovadores, por meio da metodologia de maratona de desafios tecnológicos. A sistemática propõe a integração com empresas de base tecnológica incubadas nos principais parques tecnológicos - startups, programas de pós-graduação, escolas técnicas e demais pesquisadores, para buscar soluções inovadoras para os principais gargalos tecnológicos do setor.
Para este projeto, o IBTeC conta com a parceria do Sebrae, Tecnosinos, Feevale Techpark e Tecnopuc.
A atividade aceita inscrições até o dia 28 de setembro, de grupos de até quatro pessoas para apresentar soluções para desafios que serão conhecidos somente no dia da competição. Produtividade, automação e indústria 4.0, design, funcionalidade e internet das coisas; tecnologia em materiais; sustentabilidade; novos modelos de negócio, estarão entre os temas que serão colocados.

As equipes terão à disposição, durante todo o dia, técnicos especialistas no setor calçadista, tecnologia da informação, engenharia de materiais e engenharia de produção, para auxiliar e estimular os participantes, alinhando e disponibilizando panorama setorial atual.
Os grupos conhecerão os desafios às 8h do dia 1º, poderão escolher o tema no qual queiram trabalhar, e terão até as 18h45min para apresentar seus produtos e soluções. As apresentações serão feitas no próprio dia 1º, a partir das 19h15min, após o sorteio da ordem de apresentações. Às 21h serão conhecidos os finalistas. Os vencedores serão conhecidos somente no dia 5 de outubro, na abertura do 3º Fórum de Inovação do IBTeC.

A premiação será em passagens ao Vale do Silicio para a equipe que ficar em primeiro lugar, com visitas às sedes de Facebook, Google e Apple. Para o segundo lugar, passagens e inscrições aos participantes do grupo, para o Campus Party 2018, maior maratona tecnológica do Brasil.

SEMINÁRIO COMERCIAL

Na segunda-feira, 2 de outubro, Sebrae e Couromoda promoverão o  Seminário Comercial, com palestrantes nacionalmente reconhecidos. O encontro acontecerá no Locanda Hotel, a partir de 18h. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site www.semanadocalcado.com.br.  Os organizadores solicitam 1kg de alimento como inscrição – a arrecadação será destinada à Horta Comunitária Joanna de Ângelis.
A primeira palestra, sobre o tema “Indústria 4.0 e o futuro da indústria do calçado”, será apresentada por Gil Giardelli. Professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA ESPM e no Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD) da Universidade de São Paulo – USP, com 18 anos de experiência, o palestrante é web ativista e difusor de conceitos e atividades ligados a sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, inovação radical e transformação digital.
 Ele abordará o movimento de digitalização da indústria, movimento chamado de “Indústria 4.0”, que coloca no centro dos debates pontos como os prazos para entrega ao mercado, que se reduziram e continuarão a se reduzir drasticamente, com os clientes exigindo produtos mais específicos e que atendam às suas necessidades específicas. “
Na segunda palestra do dia, Julio Takano falará sobre “Tendências e as novas soluções para o varejo”. Fundador e CEO da KT Retailing, que integra as disciplinas de planejamento estratégico, branding, arquitetura de varejo, comunicação visual, visual merchandising e design de equipamentos, o palestrante atua há 24 anos no segmento de varejo, na América Latina desenvolvendo arquitetura de negócios e conceitos de store design. É responsável pela criação de mais de 500 conceitos de lojas com grande reposicionamento estratégico e incremento de vendas, totalizando 8.5 milhões m².
Takano vai falar sobre as mudanças que o varejo enfrenta com a virtualização das relações de compra. As conquistas digitais e tecnológicas têm impacto sobre o ponto de venda e o conceito de lojas físicas. Neste novo cenário, além de mudar radicalmente as relações com os consumidores, modificam-se as relações com fornecedores, afirma o palestrante.
O encerramento das palestras está previsto para as 20h, quando ocorrerá um momento de networking, com coquetel.

FF EXCHANGE

Terça-feira, 3 de outubro, será realizado o FF Exchange, evento promovido por Abicalçados, Assintecal, Abrameq e CICB,  com o objetivo de aproximar indústrias associadas das entidades de empresas fornecedoras de serviços de web design, e-commerce e branding/comunicação digital.
A dinâmica do evento é de rodadas de negócios, com três minutos para que cada empresa fornecedora apresente seus serviços para as empresas compradoras, agilizando o processo e tornando a informação mais objetiva.
O FF Exchange será realizado no auditório do IBTeC, das 14h às 17h.
Inscrições podem ser feitas no site https://www.eventbrite.com.br. Fornecedores pagam R$ 55,00 de taxa, e empresas âncoras não pagam.


ANÁLISE DE CENÁRIOS

Abicalçados, Assintecal e CICB promoverão, com apoio do IBTeC e Abrameq, também na terça-feira 3 de outubro, a palestra “Análise de Cenários”. O evento, que é semestral, apresenta as perspectivas econômicas para o próximo período. As inscrições estão abertas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1d6L1sTQdXiKWy5eXJ_7uDlSAZHWZs_aeWg9BoADNcCP7Xg/viewform. A palestra está marcada para às 18h30min, no Locanda Hotel, em Novo Hamburgo/RS. O encontro será conduzido pela doutora em Economia, Patrícia Palermo.
A economista, formada pela UFRGS, é mestre e doutora em economia aplicada pela mesma universidade. Foi duas vezes vencedora do prêmio "Jovem Pesquisador UFRGS/CNPq" na área de sociais aplicadas. É uma das autoras do livro "A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul", primeira publicação em língua portuguesa a estimar os impactos da crise financeira internacional 2008/2009 e do livro "O Rio Grande tem Saída?", publicado em 2014. Desde 2011 atua como economista-chefe do Sistema Fecomércio-RS.

FF MEETING

O Senai de Inovação Metalmecânica, de São Leopoldo, será o palco do FF Meeting, de 13h30min às 17h30min de quarta-feira, 4 de outubro. Promovido por Abicalçados, Assintecal, Abrameq, CICB e IBTeC, o evento é um encontro de entidades representativas do setor coureiro-calçadista, entidades de setores afins e parceiros com o objetivo de criar engajamento e debater a Indústria 4.0 no Brasil. “Máquinas e tecnologias para o futuro do calçado” será a temática do encontro, que promoverá a discussão dos conceitos trabalhados até o momento, com foco no setor coureiro calçadista.

CONEXÃO INSPIRAMAIS


O coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, o estilista Walter Rodrigues, será o palestrante do Conexão Inspiramais, evento que será realizado quarta-feira, 4 de outubro, a partir de 18h, no Cinespaço Novo Hamburgo – Sala 1, no Shopping Bourbon.
O Conexão Inspiramais é um ciclo de palestras que tem início com a pesquisa de inspirações e referências de moda para o verão 2019. Esta pesquisa é desenvolvida com as empresas participantes do Inspiramais, contando com a coordenação de Walter Rodrigues e com curadoria para criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia nas empresas participantes através de consultores.
Os materiais desenvolvidos com as empresas participantes são lançados no Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes, cuja próxima edição ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro, em São Paulo/SP.
  As inscrições podem ser feitas no site http://www.inspiramais.com.br/agenda.

3º FORUM DE INOVAÇÃO

IBTeC e Sebrae trazem o tema central da Semana do Calçado para discutir no 3º Fórum de Inovação, que fechará a programação no dia 5 de outubro, a partir das 17h, no Locanda Hotel. As inscrições podem ser feitas no site www.semanadocalcado.com.br.
A programação iniciará com a divulgação dos resultados do IBTeCHDAY e premiação dos vencedores, às 17h.
Em seguida, o sócio fundador da Innoscience Consultoria, Felipe Ost Scherer, faz a primeira palestra, “Potencializando a inovação através da colaboração “. Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, consultor empresarial, palestrante e professor na ESPM/SUL, é autor de dois livros sobre inovação e mentor de inovação na Endeavor Brasil, e escreve para o Portal Exame, StartSe Infomoney e Administradores.com.
Na segunda palestra, o engenheiro de Produção, Mestre em Engenharia de Materiais pela UFRGS com MBA em Gestão Industrial pela FGV, Carlos Alberto Fadul falará sobre “Os desafios da competitividade – Inovação na Indústria”. Diretor executivo do Centro de Inovação em Processos Produtivos e também de Diretor do LABelectron – Laboratório-Fábrica para o Desenvolvimento e Testes de Processos e Produtos Eletrônicos, Fadul tem mais de 20 anos de experiência na condução de projetos na área de manufatura.
Após o coffee break, será realizado o Painel Exclusivo Debates, com o tema “Inovação na prática”. A editora do Jornal Exclusivo, jornalista Roberta Pschichholz, mediará o debate que terá os cases da Aché Laboratórios e de Calçados Bibi.
O presidente de Calçados Bibi, Marlin Kohlrausch, falará sobre a experiência da indústria que tem 35 anos e tem sido fonte de inspiração para empresas de todo o país.
A coordenadora de Inovação Radical do Aché Laboratórios, à frente do Laboratório de Design e Síntese Molecular, Alessandra Mascarello, apresentará o case de inovação colaborativa da Aché Laboratórios.
O presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, e o gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae, Marco Aurélio Copetti, também participarão do painel, falando das ações das duas entidades na área de inovação colaborativa.

Mais Notícias

13 Dez 2017

Fábrica Conceito apresentará sistema de automação para cal ...

CONTINUE LENDO
13 Dez 2017

42ª Fimec é sinônimo de tecnologia para calçadistas

Feira profissional acontece entre os dias 6 e 8 de março de 2018

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização