Fimec 2018

Exportações de couro em outubro tiveram crescimento

Exportações de couro em outubro tiveram crescimento

Fonte: CICB

Um aumento de 2,3% nas exportações de couros e peles do Brasil foi registrado em outubro. O balanço do mês revela que o país vendeu ao mercado externo US$ 161,9 milhões (US$ 3,6 milhões a mais do que em outubro de 2015). Em relação a setembro, a alta foi ainda maior: crescimento de 7,4% nos valores exportados. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apuração da Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

A análise do mês de outubro revela ainda um outro dado interessante, como destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello: a alta em valores exportados foi inversa à área comercializada, que teve queda de 9,7% em relação a outubro do ano passado. “É uma informação positiva e resulta do crescimento na exportação do couro acabado, que tem mais valor agregado, e da recuperação que pode estar sendo sinalizada pelo mercado internacional”, avalia Bello. Couros nas formas acabada e semiacabada já respondem por quase 70% das vendas brasileiras a importadores em 2016, registrando neste período alta em volumes exportados de 12,2% e 84%, respectivamente.

Em 2016, o Rio Grande do Sul lidera o ranking dos estados que mais comercializam couro junto ao mercado externo, respondendo por 21,6% das exportações. São Paulo está em segundo lugar, com 20,8%, e Goiás em terceiro, com 14,9%.

Quanto aos países compradores, o acumulado do ano já soma 75 destinos para o couro brasileiro, confirmando os resultados sobre o trabalho de diversificação de mercados trabalhado pelo CICB por meio do projeto Brazilian Leather, iniciativa de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvida pelo CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A próxima missão do Brazilian Leather com objetivos comerciais e de relacionamento será em breve, no Marrocos, segundo maior importador de couros da África.

Mais Notícias

13 Dez 2017

Fábrica Conceito apresentará sistema de automação para cal ...

CONTINUE LENDO
13 Dez 2017

42ª Fimec é sinônimo de tecnologia para calçadistas

Feira profissional acontece entre os dias 6 e 8 de março de 2018

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização