Fimec 2019 - Flyer Topo

Exportações de couro em outubro tiveram crescimento

Exportações de couro em outubro tiveram crescimento

Fonte: CICB

Um aumento de 2,3% nas exportações de couros e peles do Brasil foi registrado em outubro. O balanço do mês revela que o país vendeu ao mercado externo US$ 161,9 milhões (US$ 3,6 milhões a mais do que em outubro de 2015). Em relação a setembro, a alta foi ainda maior: crescimento de 7,4% nos valores exportados. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apuração da Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

A análise do mês de outubro revela ainda um outro dado interessante, como destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello: a alta em valores exportados foi inversa à área comercializada, que teve queda de 9,7% em relação a outubro do ano passado. “É uma informação positiva e resulta do crescimento na exportação do couro acabado, que tem mais valor agregado, e da recuperação que pode estar sendo sinalizada pelo mercado internacional”, avalia Bello. Couros nas formas acabada e semiacabada já respondem por quase 70% das vendas brasileiras a importadores em 2016, registrando neste período alta em volumes exportados de 12,2% e 84%, respectivamente.

Em 2016, o Rio Grande do Sul lidera o ranking dos estados que mais comercializam couro junto ao mercado externo, respondendo por 21,6% das exportações. São Paulo está em segundo lugar, com 20,8%, e Goiás em terceiro, com 14,9%.

Quanto aos países compradores, o acumulado do ano já soma 75 destinos para o couro brasileiro, confirmando os resultados sobre o trabalho de diversificação de mercados trabalhado pelo CICB por meio do projeto Brazilian Leather, iniciativa de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvida pelo CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A próxima missão do Brazilian Leather com objetivos comerciais e de relacionamento será em breve, no Marrocos, segundo maior importador de couros da África.

Mais Notícias

15 Jun 2018

Calçados produzidos na Fimec são doados para instituições ...

Ato simbolizou a entrega de 1.860 pares de calçados produzidos na Fábrica Conceito durante a Fimec deste ano

CONTINUE LENDO
12 Jun 2018

PALESTRA: Como inovar no setor calçadista com novos materiais

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização