Fimec 2019 - Flyer Topo

Calçado de aluna do Senai utilizará napa de toque macio

Matéria-prima será empregada na produção de modelo da Fábrica Conceito

Calçado de aluna do Senai utilizará napa de toque macio

O primeiro desafio dos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) foi criar três versões de um calçado feminino. Agora, eles acompanham o desenvolvimento do couro, uma das matérias-primas do modelo que será produzido durante a Fimec 2019 - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. A iniciativa inédita culminará com a montagem e o acabamento do sapato em tempo real na Fábrica Conceito, dando visibilidade aos estudantes inseridos no processo — da concepção à elaboração de um calçado —, além de reforçar as competências da entidade para desenvolver projetos voltados ao setor.

O calçado que será produzido na Fimec 2019 é uma anabela idealizada pela discente do terceiro módulo do Técnico de Design de Calçados Mariana Saldanha Franz. Entre os materiais utilizados na produção do modelo está uma napa desenvolvida pelo Instituto Senai de Tecnologia do Couro e do Meio Ambiente (IST do Couro e do Meio Ambiente). A pele tem toque médio-macio, agradável ao tato, com flor firme, boa lixabilidade, capacidade de retenção de estampa, brilho médio e lisura.

“Para chegar ao produto final, levamos em conta requisitos como, por exemplo, tipo de estampa e espessura”, salienta a analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do IST do Couro e do Meio Ambiente, Gerusa Giacomolli. Segundo ela, o uso desta matéria-prima nobre será um diferencial. “O couro dará visibilidade, e proporcionará um aspecto estético significativo a esse sapato”, destaca.

APRENDIZADO DO INÍCIO AO FIM DO PROCESSO
O lote piloto do couro que será usado na linha de montagem da Fábrica Conceito foi produzido pelos alunos concluintes do Curso Técnico em Curtimento no Curtume Escola do Senai, com a supervisão dos Instrutores de Tecnologia. O local onde foi desenvolvido conta com automação de toda a planta produtiva e ferramentas importantes na gestão do processo.

Além de elaborar formulações e fluxos do processamento de peles e couros, os estudantes executaram as etapas em escala laboratorial para a aprovação do material. “Antes destes couros serem liberados para a prototipagem dos modelos de calçados, passaram pelo controle de qualidade dos processos e produtos”, explica Gerusa.

A analista ainda ressalta que houve grande preocupação com a avaliação do desempenho ambiental de todos os processos realizados, bem como o gerenciamento de resíduos gerados. “Uma das exigências na condução foi a proposta de tecnologias que minimizem o impacto ambiental”, ressalta. “Com isso, o trabalho realizado até o momento proporciona à equipe uma visão global e coordenada de todas as fases, considerando conjuntamente os aspectos técnicos, organizativos, econômicos e humanos envolvidos.”

FÁBRICA CONCEITO
A Fábrica Conceito é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), Coelho Assessoria Empresarial e Fenac. Fabricando calçados em tempo real durante a Fimec 2019, de 26 a 28 de fevereiro de 2018 nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, funciona tal como uma indústria, apresentando cinco linhas de montagem. No local, os visitantes podem observar de perto e em detalhe os produtos que estão sendo produzidos, visualizando as novidades em termos de máquinas e processos de produção.

TRABALHO EM EQUIPE
Dividido em três fases, o projeto tem por objetivo desenvolver, validar e produzir as partes de um modelo de calçado. A etapa final, que consiste na montagem e acabamento das peças, será realizada pelos alunos do curso de aprendizagem industrial.

No entanto, para atingir o propósito, foi necessário trabalho em equipe e o envolvimento dos Institutos Senai de Tecnologia de Calçado e Logística, Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros e Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, fechando todas as pontas do processo.

A ação inédita faz parte do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019. A iniciativa tem como objetivo promover o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial frente à indústria calçadista, desenvolvendo um projeto de calçado próprio e produzindo seus componentes.

SERVIÇO
Fimec
26 a 28 de fevereiro de 2019
Das 13h às 20h
Fenac - Novo Hamburgo/RS
www.fimec.com.br


A série
Composta por cinco reportagens, a série Indústria em Evolução demonstrará o processo de desenvolvimento de um calçado. A primeira matéria veiculada abordou detalhadamente a criação do modelo proposto por alunos do Senai. A segunda, nesta edição, apresenta o projeto de criação do couro para a produção do artigo escolhido.

As demais reportagens da série abordarão, em ordem de veiculação: Modelagem, Protótipos e Avaliação Técnica de Calce; Desenvolvimento de Matrizes de Solado e Injeção de Solados; Corte de Calçados e Treinamento dos Alunos para Participação na Fimec 2019.

A série Indústria em Evolução ilustra o projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019, desenvolvido pelas unidades Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio ambiente, Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros e Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Estas instituições atuam na pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, consultorias tecnológicas, serviços laboratoriais e atividades educacionais (cursos aberto e treinamentos in company) nas suas diversas áreas de atuação. Contam com equipe técnica multidisciplinar altamente especializada, infraestrutura laboratorial completa, equipamentos modernos e possibilidades de fomento ao desenvolvimento de projetos inovadores.

A série é uma ação do Senai na Fábrica Conceito, que conta com apoio da Fenac e Fimec e patrocínio da Isa Tecnologia e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).


* Matéria publicada na edição do Jornal NH de 24 de setembro de 2018.

Mais Notícias

06 Dez 2018

Maratona MMX acontece nesta semana, trazendo conteúdos sobre ...

CONTINUE LENDO
05 Dez 2018

É hora de pensar no solado

Projeto do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019 atinge sua quarta etapa

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização