Fimec 2021

Fábrica Conceito terá novidades para 2016

Fábrica Conceito terá novidades para 2016

A experiência de visualizar a produção de calçados em tempo real, como se o visitante estivesse dentro de uma indústria. É isto que a Fábrica Conceito proporcionará aos visitantes da 40ª Fimec, Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, que ocorre de 15 a 17 de março nos pavilhões da Fenac. Para 2016, o projeto se intensifica com a parceria das marcas West Coast e Calçados Zenglein e apresentará métodos inovadores de produção. Estas novidades foram apresentadas em coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira, 28, com o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam, o presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos - IBTeC, Paulo Griebeler e o presidente da Coelho Assessoria Empresarial, Luís Coelho, juntamente com os envolvidos na ação.
 
A Fábrica terá a participação de 70 empresas, entre fornecedores de matérias-primas, máquinas, equipamentos e insumos. Durante o três dias de feira, deverão ser produzidos cerca de 1.500 pares de sapatos, com todo o processo sendo demonstrado em tempo real. Elivir Desiam ressalta que a oportunidade é de extrema relevância para visitantes e expositores. “A Fimec é a única no mundo que reúne entre seus expositores, tudo para produção de um calçado. E ter tudo inclui contar com uma fábrica em pleno funcionamento, onde o visitante pode ver de perto, em um mesmo espaço, máquinas trabalhando de forma conectada, como uma verdadeira indústria em produção”. 
 
A edição deste ano contará com novos sistemas de produção mais rápidos e econômicos. Coelho reforça a importância dos projetos como uma forma de demonstrar a inovação que indústria precisa. “Os processos que serão apresentados com certeza mudarão radicalmente a forma como se produz calçado. É uma oportunidade do visitante conferir os produtos em funcionamento”. Serão 50 funcionários trabalhando na fabricação dos calçados, sendo que cerca de 90% desses profissionais são pessoas buscando recolocação no mercado. Portanto, a ação se torna também uma oportunidade para que os empresários vejam o trabalho dos operadores e possam encontrar um colaborador em potencial.
 
O presidente do IBTeC destacou o momento econômico do setor, voltado à exportação, para reafirmar a importância do projeto como incentivo à inovação. “A Fábrica Conceito se propõe a realizar um projeto voltado à inovação e tecnologia, no qual o IBTeC apresentará a aplicação de algumas soluções tecnológicas que poderão auxiliar as indústrias a serem mais competitivas e terem melhores resultados em seus processos”. Serão 800m², que contarão com três núcleos de produção de sete modelos diferentes. No masculino, a West Coast vai produzir sapatênis, e no feminino, a Zenglein estará fabricando sapatilhas, botas e scarpins. O projeto ocorrerá durante toda a Fimec, que agora será em três dias e com ampliação do horário: de 15 a 17 de março, das 10h às 19h. 

Foto: Lú Freitas e Fábio Winter

Mais Notícias

02 Abr 2020

Governo adia para maio novo modelo de ICMS para empresas calç ...

Conversas para ajustes no texto do decreto foram paralisadas por causa da Covid-19. Prorrogação permite tempo para finalizar as alterações necess ...

CONTINUE LENDO
28 Mar 2020

Calçadistas se reinventam no combate ao coronavírus

Empresas catarinenses e gaúchas doam máscaras

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização