Fimec 2021

FCC lança desafio para impressão de solados em 3D

Com foco em criar inovação através da ciência dos materiais para o mercado calçadista, indústria busca startups para desenvolver projeto

FCC lança desafio para impressão de solados em 3D


Posicionada como uma empresa de ciência dos materiais, a FCC (Campo Bom/RS), tem como principal diferencial competitivo o investimento em inovação para buscar soluções para todas as indústrias atendidas, como a calçadista.  O desenvolvimento de produtos inovadores está na essência da empresa, que investiu aproximadamente 32 milhões em P&D nos últimos três anos, trabalhando continuamente no aprimoramento e desenvolvimento de seus produtos. E este investimento tem trazido resultados significativos para a empresa, que conta com 30% do faturamento atual vindo de produtos criados nos últimos dois anos.
 
Agora, em parceria com o Senai, a empresa está desafiando startups a viabilizar a fabricação de solados em TR (Borracha Termoplástica) ou TPU (Poliuretano Termoplástico) de durezas abaixo de 90 Shore A, através da impressão 3D, utilizando a tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling / Modelagem por Deposição Fundida) / Ou Fused filament fabrication (FFF).
 
De forma complementar, buscam-se soluções de design para um solado que se aproveite da manufatura aditiva para obter um produto que não seria passível de ser fabricado através do processo usual de injeção, com o foco no design e na redução do peso. Os solados propostos deverão ser funcionais, atendendo os requisitos usuais para essa aplicação. "Entre as iniciativas de inovação da FCC, está o Edital de Inovação para a Indústria do Senai", explica Filipe Fagundes, gerente de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). O edital de captação de startups é composto por uma empresa âncora, que é a FCC, e uma ou mais startups que serão selecionadas. Juntas, elas irão desenvolver o projeto por 12 meses, com aportes da FCC e do Senai em um total de R$ 200 mil.
 
 
Desafio
Através do Edital de Inovação para a Indústria, iniciativa do Senai, a FCC fornecerá a sua tecnologia de polímeros, estrutura e conhecimento da cadeia de calçados, enquanto a startup selecionada desenvolverá hardware e software para viabilizar a impressão 3D de solados. Fagundes fala que, hoje, a impressão 3D FDM está muito voltada para materiais mais rígidos. "Queremos que alguém se desafie a desenvolver essa tecnologia para imprimir em materiais mais flexíveis", explica Fagundes. A alternativa hoje é trabalhar o design da peça impressa para conseguir fazer um modelo um pouco mais flexível. Porém, há limitações com esse processo e, portanto, a proposta é ampliar as oportunidades.
Atualmente, a FCC já fornece polímeros para a fabricação de filamentos, mas o principal mercado está voltado para prototipagem, produção de pequenas peças e não em escala. "O nosso desafio é exatamente esse: criar um modelo de negócio escalável. Não estamos somente desenvolvendo um produto, mas todo um modelo de negócio, uma cadeia que ainda não existe", sublinha.
 
As inscrições para o desafio vão até o dia 08 de março e podem ser feitas através do link: http://bit.ly/SenaiEditalInovacao

-------------------------------------
Sobre a FCC: A tecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. A tecnologia da empresa está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, vedação para silos e carrocerias da América Latina. Os materiais criados pela FCC também fazem parte da construção de casas, móveis, eletrônicos, utensílios de higiene pessoal, utilidades domésticas, equipamentos médicos e muito mais.

Mais Notícias

06 Ago 2020

Futuro das feiras de negócios será tema do Happy Hour com Te ...

O evento, no formato de live, está marcado para as 18h, com transmissão pelo Facebook do IBTeC

CONTINUE LENDO
05 Ago 2020

Lojistas retomam atendimentos no Sindinova

Planeta Jeans, do Paraná, comprou mais de 260 mil em calçados

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização