Fimec 2021

Fenac adere ao selo Turismo Responsável

Iniciativa estabelece protocolos sanitários para a realização de eventos, considerando as diretrizes internacionais e com validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Fenac adere ao selo Turismo Responsável

Fenac - Experiências Conectam aderiu ao selo Turismo Responsável, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) para que a população se sinta segura ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos sanitários específicos para a prevenção da Covid-19 no Brasil. O programa estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor e integra a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. A iniciativa ainda busca posicionar o Brasil no cenário nacional e internacional como um destino seguro e preparado para atender o novo perfil de turista que, na retomada das viagens e eventos de lazer e negócios, irá procurar por locais que assegurarem o cumprimento de medidas sanitárias e de higiene, por exemplo. Os protocolos do selo foram construídos pelo MTur em parceria com os segmentos, levando em consideração diretrizes internacionais, além da validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Para a Fenac, a adesão e obtenção do selo é algo natural. “Já nos primeiros momentos de evidência da epidemia do coronavírus no início do ano, que posteriormente se transformou em pandemia, nós trabalhamos fortemente para a segurança dos eventos”, pontuou o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung. Ele ainda explica que a Fimec 2020, que ocorreu em março, foi uma experiência real que a Fenac teve na realização de uma feira durante a pandemia. “Pelo fato de clientes da China serem grandes parceiros na Fimec, já em janeiro nós estávamos conversando sobre a situação da Covid-19 em relação à feira. Na época criamos um plano de ações de segurança extraordinário, antecipando uma série de medidas especificadas agora pelo selo Turismo Responsável”, explicou.
 
A iniciativa atende 15 diferentes segmentos e, dentro da promoção de eventos, prevê uma série de diretrizes a partir de um protocolo básico e outro específico para esta área. Algumas das normas previstas, que devem ser atendidas pelas promotoras, são: promover a medição de temperatura na entrada do estabelecimento de todos os que frequentarem o ambiente; assegurar lavagem e desinfecção de superfícies; promover a renovação de ar; assegurar distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas no acesso ao evento e dentro dos espaços; projetar ruas e corredores mais largos do que as recomendações pré-pandemia para feiras e eventos; entre outras medidas. Os protocolos podem ser conferidos na íntegra no site: http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel .
 
 
Fimec 2020 contou com plano de ações extraordinário
 
Ainda no início de 2020, a Fenac já elaborou um plano de ações extraordinário para realização da Fimec, que aconteceu em março. Juntamente com a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (SMS), a Vigilância Sanitária e o médico infectologista Renato Cassol, com experiência em controle de infecções dos Hospitais Conceição e Santa Casa, que atuou como consultor do evento, o plano foi criado e colocado em prática, visando à saúde de todos colaboradores, visitantes e expositores. “Antes mesmo do selo Turismo Responsável existir, a Fenac já estava atenta a esta nova realidade e necessidade, realizando um evento com protocolos que consideravam a biossegurança dos expositores e visitantes. Isso mostra que a Fenac já possui experiência real em realizar uma feira durante a pandemia, com planejamento e execução de uma série de ações de segurança, inclusive medidas adicionais às previstas pelo selo atualmente”, afirmou Jung.

 

Fimec 2020 já contou com a distribuição de álcool gel em sachês individuais

Fimec 2020 já contou com a distribuição de álcool gel em sachês individuais


 
Sobre a Fenac: reconhecida como um dos maiores centros de eventos e experiências das Américas, a Fenac está localizada em Novo Hamburgo/RS. Com qualidade de infraestrutura e localização estratégica, é reconhecida pelos eventos de diferentes portes que promove e sedia. Através do slogan Experiências Conectam, a Fenac consolida ao mercado e comunidade sua cultura de fomentar negócios e oferecer soluções para diferentes segmentos, proporcionando experiências transformadoras aos seus visitantes e clientes.
 
 

Mais Notícias

06 Ago 2020

Futuro das feiras de negócios será tema do Happy Hour com Te ...

O evento, no formato de live, está marcado para as 18h, com transmissão pelo Facebook do IBTeC

CONTINUE LENDO
05 Ago 2020

Lojistas retomam atendimentos no Sindinova

Planeta Jeans, do Paraná, comprou mais de 260 mil em calçados

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização