Fimec 2018

Fimec 2017 prepara novidades para Estúdio Fimec e Fábrica Conceito

Fimec 2017 prepara novidades para Estúdio Fimec e Fábrica Conceito

Com data marcada para os dias 14, 15 e 16 de março, a 41ª edição da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), reúne os principais lançamentos do complexo coureiro-calçadista durante três dias, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. 

O evento que recebe visitantes de todo o mundo já iniciou os preparativos para a sua próxima edição, que contará com novidades. Nesta quarta-feira, 26, Fenac, IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), Coelho Assessoria Empresarial e Studio 10 se reuniram para  anunciar as novidades dos dois projetos que promovem experiência ao visitante: a Fábrica Conceito e o Estúdio Fimec. “O Estúdio Fimec e a Fábrica Conceito são ações que valorizam a Fimec, especialmente por serem ferramentas de divulgação, uma vez que apresentam produtos e processos inovadores dos expositores”, comentou o diretor-presidente da Fenac, Roque Werlang.

 

Fábrica Conceito: “Tecnologia como Fator de Produtividade”

Considerado um projeto exclusivo no mundo em feiras do setor, a Fábrica Conceito tem o objetivo de apresentar ao visitante a produção em tempo real de calçados. Quem passa pelo espaço, visualiza uma verdadeira indústria calçadista em pleno funcionamento e tem a oportunidade de conferir inovações tecnológicas inéditas.

Para 2017, o projeto terá uma ampliação de 25% em relação ao tamanho da última edição e terá como foco a tecnologia como fator importante no aumento da produtividade. “O projeto é importante tanto para o expositor, que pode usá-lo como uma vitrine para o seu produto, quanto para o visitante, que pode ter acesso a inovações tecnológicas a serem aplicadas no seu processo de produção. As nossas indústrias calçadistas precisam urgentemente agregar tecnologia ao processo produtivo e a Fábrica é o lugar de apresentarmos isso”, comentou Luís Coelho se referindo à parceria entre empresas do setor e a Fábrica Conceito, já que o expositor da Fimec pode fornecer materiais, maquinários e demais itens para serem usados, em tempo real, na fábrica.

Com o crescimento do projeto será possível mostrar de uma forma ainda mais satisfatória a produção dos calçados, bem como o funcionamento do maquinário e o uso dos materiais. O presidente do IBTeC, Paulo Griebeler, reforçou essa oportunidade que os empresários têm de colocarem seus produtos em funcionamento, e consequentemente atrair novos compradores, já que com a prática e visualização do produto fica ainda mais interessante e atrativa. “A Fábrica Conceito é uma ação única, nenhum outro evento no mundo conta com algo semelhante”, afirmou Griebeler.

Na edição de 2017, a Fábrica Conceito contará com 4 linhas de produção e cerca de 60 colaboradores que, em tempo real, executarão a produção de um linha de calçados femininos em couro, uma em calçados femininos com cabedal em poliuretano, uma linha de calçados masculinos em couro e outra linha com calçados femininos com cabedal de alta frequência. Nas tecnologias, a novidade fica por conta de novos sistemas de colagem e injeção direta do solado de Poliuretano, além de sistemas automatizados para produção de calçados com cabedais e solados. A Fábrica contará com a parceria da Usaflex para desenvolver os modelos femininos, e da Pegada para criar as peças masculinas, além de mais de 60 marcas de máquinas e componentes.

 

Estúdio Fimec: a moda pautada pelo comportamento

O Estúdio Fimec, assinado por Studio 10 e Coelho Assessoria Empresarial, é o espaço dedicado à experiência de moda, projetando já as novidades para 2018 e criando momento de interação e experiência ao visitante.  Em um espaço inspiracional, o visitante tem contato com produtos finalizados e construídos a partir de pesquisas de moda baseadas no comportamento do consumidor.

Estes produtos são criados com os materiais dos expositores da Fimec, o que torna o projeto mais uma vitrine dentro da feira. “Todos os calçados e bolsas que são apresentados no Estúdio são vistos pelo público qualificado que visita o espaço. Muitos compradores querem conferir o produto pronto para então ir até o estande e fechar o negócio. Além de um espaço que apresenta moda, o Estúdio é também um impulsionador de negócios dentro da Fimec”, ressaltou Roque Werlang.

 

Em 2016, mais de cinco mil visitantes qualificados, entre modelistas, compradores, gestores e empresários, circularam pelo Estúdio em busca de atualização e oportunidade de novos negócios. Para 2017, o tema central será o comportamento do grupo denominado “Essenciais” que busca a representação do ser e não do ter, e ainda valoriza o tempo, a desconexão do mundo digital e consumo consciente. Segundo o estilista e diretor do Studio 10, Christian Thomas, existe um anseio pela sustentabilidade, tranquilidade e qualidade de vida. “O grande transformador do mundo é o consumidor, e o consumidor está vivendo esse momento de mais valorização do ser e menos do ter”, afirma Christian que ainda ressalta a proposta do projeto: “nossa ideia é mostrar que a tendência não deve ser a única fonte de pesquisa e inspiração. As marcas precisam ver o que os consumidores estão querendo”.

Com esse comportamento em vista, os expositores interessados em participar do Estúdio são convidados a desenvolver seus produtos de acordo com essa temática. A partir disso, serão criados calçados, bolsas, acessórios e vestuário com esses materiais que serão expostos no Estúdio Fimec.

A Fimec 2017 será realizada entre os dias 14 e 16 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. O evento terá abertura dos portões às 13 horas e encerra às 20 horas. 

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