Fimec 2021

42ª Fimec começa nessa terça-feira

42ª Fimec começa nessa terça-feira

Entre os dias 6 e 8 de março a Fenac recebe a 42ª edição da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). O evento que acontece das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac em Novo Hamburgo, apresenta lançamentos em couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes para os visitantes qualificados e técnicos que passam pelos pavilhões do centro de eventos. Intitulada “A única que tem tudo” a feira reúne mais de 500 expositores e atrai visitantes de dentro e fora do país.

“A Fimec é a feira de maior representatividade no setor coureiro-calçadista. Nesta edição traremos mais novidades para os visitantes do evento, focando nossos esforços em apresentar soluções para seus negócios, tanto em relação à apresentação de produtos quanto de técnicas, processos e inteligência no setor coureiro-calçadista. Além disso, estaremos lançando o Fórum Fimec Moda & Conteúdo que acontecerá no contraturno do evento, com palestras ministradas por profissionais relevantes no setor da moda e negócios”, afirma o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung.

Ações paralelas trazem conhecimento e informação para os visitantes

O Estúdio Fimec, é um espaço cativo no evento. Repleto de informação de moda, criado especialmente para inspirar e direcionar os visitantes quanto às novidades para as próximas estações. A cada edição, um tema diferente e novidades em termos de materiais e direcionamentos para as coleções seguintes. Um universo lúdico e recheado de tendências de moda esperam os visitantes e proporcionam um direcionamento para suas criações.
Dentro da Fimec acontece a Fábrica Conceito, um espaço único no mundo com fabricação de calçados em tempo real, com foco na tecnologia e aumento da produtividade, que produz calçados em tempo real, conforme realizado em uma indústria. Na fábrica, os visitantes podem se atualizar quanto as novidades em maquinário de produção e processos que otimizam custos e tempo.

Fórum Fimec é grande novidade da edição

O Fórum Fimec: Moda e Negócios é uma das grandes novidades da 42ª edição da Fimec. Pensado especialmente para fornecer informação e capacitação de qualidade ao setor coureiro-calçadista, o evento acontece em paralelo à Fimec, no contraturno, e conta com palestras ministradas por profissionais nacionais e internacionais do setor calçadista.

Em dois dias, os profissionais ligados à moda e a área de negócios, contarão suas experiências profissionais e darão conta de temas relevantes para os profissionais desse segmento.

Em um bate-papo, a fashion designer e trendforcaster, Luana Lanzini, junto com a fashion directions, Luana Savadintzky abordam o tema “Herança & Consistência Criativa – A moda não é mais efêmera?”. As profissionais questionam a efemeridade da moda no cenário atual, abordando o boom da consistência como base criativa e o desejo por heritage brands e o retorno do clássico como tendência de moda. Com amplo conhecimento no mercado de moda nacional e internacional, as brasileiras devem compartilhar suas experiências adquiridas na Europa a fim de inspirar e instigar uma maneira diferente de produzir moda no Brasil.

Com mais de 20 anos de carreira, Alexandre Herchcovitch, figura conhecida no mundo da moda, apresenta o Talk Show “NOVOS CAMINHOS E MOMENTOS DA MODA: Moda sem estação, multigênero, sustentável e outros paradigmas em discussão no mercado” que conta um pouco de sua carreia, trajetória e atualidade. Atualmente fora da marca que leva o seu nome, é estilista da marca À La Garçonne e já desenvolveu produtos em parceria com marcas como C&A, Melissa, Chilli Beans, Lupo entre outras, e protagonizou o programa Corre e Costura do SBT. No mesmo dia acontece o “Bate-papo de moda com Claudia Bartelle”, a curadora de moda contará sobre sua experiência e trajetória no mundo da moda.

O tema negócios chega para trazer informações sobre mercados referência no setor calçadista, apresentar estratégias, conceitos dos processos com a ideia de inspirar e motivar a aplicação do mesmos no cenário brasileiro, tornando-o mais competitivo no cenário mundial.

O Chief Operating Officer da Camuto Group, Julio Martini, ministrará a palestra “Brasil X Mundo, onde estamos em termos produtivos no cenário global?”. O empresário deve expor, através de sua experiência no mercado, a situação do Brasil como exportador em relação aos demais países do mundo. Julio trará a visão de uma grande empresa, que compra no mundo em torno de 30 milhões de pares de calçados (o Brasil inteiro exportou 127 milhões no ano passado).

O vice-presidente executivo de manufatura da New Balance Estados Unidos, John Wilson ministrará a palestra “Adaptando-se a um novo cliente e a realidade de varejo - A necessidade de reinventar modelos operacionais” que abordará as estratégias usadas pela New Balance para produção de calçados nos Estados Unidos mantendo sua competitividade no mercado através de recursos como robotização e a prática da indústria 4.0. O investimento em tecnologia e maquinário é outro ponto a ser abordado, uma vez que contribui diretamente para o aumento da produtividade e qualidade, diminuindo os custos de produção e tornando os produtos mais competitivos.
Larissa Dalto, é supervisora comercial marketplace do Mercado Livre e ministrará a palestra “Marketplace como ferramenta para vender mais e melhor”, abordando o cenário do marketplace do Mercado Livre, os benefícios da ferramente os números da categoria de calçados e os cases de sucesso da empresa e do setor calçadista.
*programação sujeita a alterações.

O Fórum Fimec tem patrocínio Transduarte e Orisol, e apoio master da Universidade Feevale.

Fotos: Alissom Brum/Talenttare

Mais Notícias

02 Abr 2020

Governo adia para maio novo modelo de ICMS para empresas calç ...

Conversas para ajustes no texto do decreto foram paralisadas por causa da Covid-19. Prorrogação permite tempo para finalizar as alterações necess ...

CONTINUE LENDO
28 Mar 2020

Calçadistas se reinventam no combate ao coronavírus

Empresas catarinenses e gaúchas doam máscaras

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização