Fimec 2022

Indústria do Vale do Sinos completa 73 anos e registra crescimento de 27% no primeiro trimestre

A empresa fundada em 1948, em Novo Hamburgo, tem produção em seis países

Indústria do Vale do Sinos completa 73 anos e registra crescimento de 27% no primeiro trimestre

Uma caminhada de 73 anos é recheada das mais diferentes experiências. Isso vale para CPFs ou CNPJs. Pessoas e empresas experimentam bons e maus momentos. E procuram, através das lições vivenciadas, aperfeiçoar práticas e posturas para seguir evoluindo com suas trajetórias.

 

Com a Artecola Química não vem sendo diferente. Nesta semana, a empresa, com matriz em Campo Bom, completou 73 anos.

 

A data, mais do que marcar uma longevidade incomum a empresas brasileiras (menos de 0,5%, conforme dados do IBGE), celebra uma série de conquistas recentes. “Estamos com um importante crescimento, sólido e continuado, abrindo espaço em novos mercados e retomando posições em setores com os quais temos ligação histórica. Nestas mais de sete décadas, vivemos muitos momentos distintos, mas soubemos nos reinventar e seguir inovando”, destaca o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

 

Ainda no processo de recuperação judicial, a Artecola segue apostando forte na Inovação Sustentável. A empresa foi fundada em 1948, em Novo Hamburgo, e tem registrado crescimento constante.

 

Em 2020, mesmo com os períodos de forte queda na economia mundial por conta da pandemia da Covid-19, a Artecola cresceu 7%. No primeiro trimestre de 2021, foram outros 27% de crescimento. “Se compararmos com o primeiro trimestre de 2020, foi um grande avanço sobre um período em que ainda não havíamos sentido os efeitos da pandemia. Ou seja, não foi um incremento sobre uma base baixa, pelo contrário, é um forte resultado, fruto de estratégias que têm se mostrado eficientes para nossa performance”, frisa o presidente.

 

SUSTENTABILIDADE

 

No quesito Sustentabilidade, a Artecola conta com um histórico de mais de quatro décadas, mas nem sempre o mercado esteve pronto para receber as inovações apresentadas. “Hoje, finalmente a Sustentabilidade passou a ser uma busca significativa para empresas e sociedade. Por conta de nossa visão amadurecida para o tema, já estávamos preparados para atender a essa demanda, promovendo produtos e processos sustentáveis”, explica Kunst.

 

As tecnologias próprias se somaram às alianças com a italiana Taka e à suíço-americana Simalfa, que também desenvolvem adesivos sustentáveis.

 

MULTILATINA

 

Outro aspecto que marca o aniversário de 73 anos da Artecola é a identidade Multilatina. Presente desde os anos 90 em diversos países latino-americanos, a empresa assumiu o termo Multilatina como a melhor denominação para sua trajetória. “Representa mais do que estar presente em toda a região. Buscamos ser conectados localmente com as pessoas, as empresas e a cultura de cada um dos países e locais onde atuamos. Oferecemos a melhor estrutura de atendimento e logística da região, com a paixão, a alegria e o orgulho de sermos latino-americanos”, ressalta Eduardo Kunst.

 

Neste aspecto, a pandemia acabou acelerando o processo de integração entre as diversas unidades da empresa. Ao todo são nove plantas industriais, localizadas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, e atuação em 18 países da América Latina.

 

Dos 680 funcionários, dois terços estão no exterior. “A necessidade de isolamento social causada pela pandemia nos estimulou ao maior uso da tecnologia. Passamos a ter um contato muito mais frequente, mesmo que digital, ampliando a interação entre as equipes das diversas unidades. E isso intensificou a execução de projetos multilatinos, nos permitindo acelerar as transformações que já vínhamos promovendo”, relata o Presidente Executivo.

 

A ARTECOLA

 

Com Matriz em Campo Bom, junto da ERS-239, a empresa conta com três áreas de negócios: Indústria, Consumo e Extrusão, atuando com adesivos, selantes e laminados para diferentes mercados.

 

No Brasil, a empresa mantém unidades no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Atua nos mercados calçadista, moveleiro, construção civil, embalagem, transportes e agronegócio.

 

Fonte: Portal Martim Behrend

Mais Notícias

01 Jun 2021

Prêmio Primus Inter Pares reconhecerá iniciativas que se dif ...

As comissões julgadoras escolheram os vencedores que serão conhecidos em cerimônia online no dia hoje

CONTINUE LENDO
31 Mai 2021

Sindinova se prepara para lançar o Guia de Compras de Nova Se ...

Canal digital visa aproximar lojistas aos fabricantes de calçados

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização