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Linhasita apresenta inovação na linha de poliamida (nylon)

Linhasita apresenta inovação na linha de poliamida (nylon)

A Linhasita, expositor da Fimec, apresentará seu lançamento Green Fiber, um produto sustentável que chega ao mercado como uma inovação na linha poliamida (nylon). Confira o artigo sobre a empresa e o lançamento:

Inovação através do diálogo
Na Fimec 2018 abordaremos assuntos referente a nossa cadeia produtiva visando estimular o diálogo voltado para inovação. Queremos estimular designers, estilistas, criadores, engenheiros de produção e qualidade, compradores, administradores e costureiras(os) a nos contar sobre seus bastidores, tornando assim possível a criações de soluções inovadoras.

Viabilizar projetos inovadores de alto impacto na cadeia de produção do setor têxtil move grandes estruturas e numerosas equipes que se unem em uma cadência harmoniosa de ações a favor de um objetivo comum. Neste artigo será abordada a jornada percorrida na inovação da linha de costura 100% poliamida (nylon) de alta tenacidade bonderizada.

Inovação Digital
Inovação é uma palavra que remete ao avanço tecnológico e tecnologia naturalmente leva a pensar no mundo digital, vivemos na era da informação bombardeados por uma quantidade astronômica de dados gerados a partir de recursos tecnológicos digitais que processam e armazenam informações. Em uma indústria de transformação do setor têxtil também há espaço para inovação tecnológica digital, as maravilhas da indústria e logística 4.0 onde o big data, a automação, o machine learn e a internet das coisas posicionam a indústria em um quadro de absorção de grande quantidade de dados, filtragens e transformações em informações que, cruzadas, fornecem condições de tomada de decisão preditiva e estratégica de forma integrada nas áreas de produção, técnica e comercial.

A tecnologia digital auxilia muito uma indústria de linha ao alimentar com informações do mercado e viabilizar fluxos ágeis de comunicação entre as áreas internas da indústria, permitindo observar de forma ampla o impacto e necessidade de decisões isoladas ou em cadeia, mas o resultado final da inovação em nesta indústria ocorre de forma analógica, afinal a entrega base é a linha de costura.

Inovação como diferencial competitivo
“Desde a fundação da Linhasita uma pergunta ronda nossos corredores, e acreditamos que também deve percorrer o mercado como um todo: - Qual é a última grande novidade que foi lançada em linha de costura para calçados? A resposta sempre foi que neste mercado não há espaço para grandes mudanças, somente melhorias em resistência, costurabilidade, rendimento, acabamento e cor.”, cita Narciso A. Silva (sócio diretor da Linhasita).

A Linhasita é uma indústria de transformação de porte médio que caminha para modificar o cenário comum de empresas brasileiras que se enquadram neste modelo, onde são raras ocorrências de políticas internas voltadas à geração do conhecimento, seja tático ou explícito.

Investir em inovação é o nosso foco, enxergamos que este é o caminho ideal para melhoria contínua de nossos produtos e processos, onde alimentar o conhecimento através do treinamento e desenvolvimento dos nossos colaboradores, clientes e parceiros é a fonte que faz surgir a inovação que buscamos.

Atendimento imersivo gera inovação
Atendimento ao cliente personalizado através do entendimento do dia a dia requer uma interação intensa, embarcar na empresa os conhecimentos que absorvemos nestas trocas de informações com nossos clientes é o que gera o grande fator de inovação para nossos produtos. Esta jornada representa a movimentação integrada de setores variados da empresa, posicionamos cada setor conforme a situação que nos deparamos. Podemos nos comparar a uma especialidade médica, que identifica através do diagnóstico a necessidade do paciente e busca a cura através das técnicas e produtos disponíveis.

No nosso caso a indústria coureiro calçadista utiliza uma quantidade grande variedade de equipamentos para aplicação das linhas, fios e cordonês em diferentes materiais. A nossa busca por soluções através das técnicas, ferramentas e produtos requer um alto grau de conhecimento prático teórico, pois as variáveis requerem enxergar fatores que envolvem a realidade do cliente: aplicação das linhas, condição de uso do produto final, tipo de maquinário e acessórios e ajustes na performance de fabricação; que são cruzadas com a realidade da fábrica: matéria prima, acabamento, processos de fabricação, titulagem etc.

Denominamos essa prática como uma “matemática inexata”, pois ao lermos todas as variáveis que envolvem cada caso, traduzimos as soluções em fórmulas que abordam porcentagens de uso de produtos, equipamentos e processos, e a solução está entre 2, 3, 10 às vezes centenas de testes. São hipóteses embasadas no uso do conhecimento técnico somado a imersão na realidade do cliente.

O fator humano como provedor
As pessoas que participam da dinâmica do P&D (Produto e Desenvolvimento) são primordiais para esta prática que representa a base que sustenta a inovação. Estimular a participação de nossos colaboradores através da difusão do conhecimento e liberdade para criar, sugerir e desenvolver ações voltadas para o dia a dia de nossa fábrica torna cada vez mais evidente nosso diferencial de mercado: atendimento imersivo focado na solução de necessidades do cliente.

Entender que devemos investir em treinamento e desenvolvimento internamente para alimentar nosso diferencial competitivo tomou proporções inimagináveis quando ultrapassamos as fronteiras da fábrica e enxergamos que a inovação em nosso setor encontra-se na participação coletiva entre atores da cadeia produtiva. Assim como o cliente nos busca para desenvolver soluções para sua produção, nós também buscamos fornecedores que sustentam tais soluções, mas a inovação como atitude passiva é “tímida”. Estimular o diálogo visando encontrar soluções através da leitura de tendências, dados do setor, perfis de consumo, questões técnicas e produtivas gera inovação em outro patamar.

A maior inovação no mundo em linha de poliamida dos últimos tempos
A inovação está na linha estratégica do nosso principal fornecedor, o grupo Solvay, que busca em seus projetos da unidade global de negócio Fibras inovar apoiando o bem-estar, conforto e sustentabilidade. A relação da Linhasita com esse fornecedor é antiga, já participamos de outros projetos inovadores como o lançamento da fibra de poliamida que denominamos AT (alta tenacidade), mas em meados de 2017 o grupo Solvay nos enviou um produto que marca historicamente o uso da poliamida no Brasil, o Amni Soul Eco.

Comprovamos que o produto possui características técnicas dentro do padrão através de análises técnicas que duraram aproximadamente 6 meses. Dentro do nosso processo produtivo foram analisados parâmetros de alongamento e resistência nos setores de torção, tinturaria (tingimento), bonderização e enrolamento, não apresentando nenhuma ocorrência.

Acreditamos na proposta deste produto e nos dispusemos a apoiar esta inovação, pois temos consciência da importância de tornar nossos produtos sustentáveis. A decisão de levar para o mercado o Green Fiber é apostar junto com o grupo Solvay em um lançamento histórico que muda drasticamente a forma como a linha de poliamida é encarada para o meio ambiente.

“Encontramos neste lançamento a oportunidade de transformar a realidade dos produtos de poliamida que foram fabricados desde nossa fundação (1975) que após 48 anos ainda se encontrarem no meio ambiente” finaliza Narciso A. Silva.

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