Fimec 2019 - Flyer Topo

Para aperfeiçoar todos os conhecimentos na prática

Alunos do IST Calçado e Logística se preparam para montar calçados na Fimec

Para aperfeiçoar todos os conhecimentos na prática

Alunos do Curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados, do Instituto Senai de Tecnologia (IST) Calçado e Logística, estão sendo preparados para montar calçados na Fimec 2019 – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. Denominada Corte de Calçados e Treinamento dos Alunos, esta é a quinta etapa do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019.

Cerca de 50 alunos da aprendizagem do IST Calçado e Logística estarão em uma das cinco esteiras da Fábrica Conceito, onde participarão da montagem de três versões de um calçado anabela - o processo de criação do artigo, desenvolvimento de couros, modelagem, protótipos, avaliação técnica de calce, desenvolvimento de matrizes de solados, injeção de solados e corte de calçados envolveram alunos e equipes técnicas do IST Calçado e Logística, IST Couro e Meio ambiente, Instituto Senai de Inovação (ISI) em Engenharia de Polímeros e ISI Soluções Integradas em Metalmecânica. Todas estas atividades foram desenvolvidas nas estruturas físicas destes institutos, que também está disponível para as indústrias por meio dos cursos e de seus serviços.

O Curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados é composto por 800 horas/aula. “Contempla todas as etapas da fabricação de calçados. É um curso prático, que prepara para o mercado de trabalho e dá totais condições para a atuação no processo produtivo”, salienta a gerente de operações do IST Calçado e Logística, Arlete Accurso. A gestora acrescenta que os alunos que atuarão na Fábrica Conceito foram selecionados e estão passando agora por um treinamento - terá um intensivo na segunda quinzena de fevereiro. “São estudantes que se destacaram, que estão da metade para o final do curso. A seleção levou em conta os jovens com melhor habilidade nas atividades e nos trabalhos manuais, os mais responsáveis e com maior frequência nas aulas do curso”, pontua Arlete.

Os discentes são menores aprendizes, jovens entre 15 e 16 anos. Todos eles têm contratos de trabalho com empresas - conforme a Lei da Aprendizagem (10.097/2000), em que as empresas assinam a Carteira de Trabalho e os jovens fazem o curso no IST Calçado e Logística. Ao mesmo tempo, para participar do projeto, estes adolescentes têm autorização de suas famílias, das empresas e do Ministério do Trabalho (MTE).

Treinamento específico

O instrutor de Educação Profissional Básica do IST Calçado e Logística, Tiago Borba dos Santos, explica que o treinamento dos alunos para atuar na Fábrica Conceito é bastante específico. “Diferente do curso de aprendizagem, em que os jovens aprendem todos os processos produtivos, no treinamento eles recebem uma preparação especial para atuar em uma determinada operação da Fábrica Conceito. Isto tudo para que eles possam desenvolver a atividade da melhor forma possível, com confiança”, sustenta o docente. Santos acrescenta que os adolescentes estão realizando a preparação em um ambiente semelhante ao que eles terão à disposição na Fimec 2019. “Utilizamos um modelo paralelo para treinar, ensinando operação por operação, aluno por aluno, para que eles possam assimilar o processo. É um treinamento que já começou e que será intensificado em fevereiro, pouco antes da Fimec”, afirma.

Em cada em um dos três dias de Fimec serão montados na Fábrica Conceito, pelos alunos do Curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados, em média 256 pares dos modelos de calçados que foram desenvolvidos pelos profissionais e alunos das unidades do Senai envolvidas no projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019.

Protagonismo

A Fenac e a Fimec são apoiadoras da série Indústria em Evolução. O presidente da autarquia, Márcio Jung, destaca que o Senai participa da Fábrica Conceito na Fimec, com seus alunos, desde o começo do seu desenvolvimento. “O que faz com que a gente tenha certeza do sucesso, tanto da Fábrica quanto da Fimec como um todo. A partir dessa parceria, nós estamos mostrando como esse material humano que vem do Ensino Técnico fez, faz e vai fazer com que o setor coureiro-calçadista continue gigante e movimentando a economia brasileira”, finaliza.

SERVIÇO
Fimec
26 a 28 de fevereiro de 2019
Das 13h às 20h
Fenac - Novo Hamburgo/RS
www.fimec.com.br

Inscrições abertas para cursos técnicos do Senai

O IST Calçado e Logística está com inscrições abertas para os seus cursos técnicos. A instituição oferece duas opções: Curso Técnico em Design de Calçados (960 horas/aula) e Curso Técnico em Calçados (1,2 mil horas/aula, com dois anos de duração). “São cursos que preparam e qualificam profissionais para a indústria calçadista. O Técnico em Calçados é para quem vai atuar na gestão, enquanto que o Técnico em Design é voltado para os profissionais envolvidos no processo criativo”, conta a gerente de operações do IST Calçado e Logística, Arlete Accurso.

Mais informações sobre os cursos técnicos do IST Calçado e Logística no telefone (51) 3904-2720, no e-mail ist.calcadoelogistica@senairs.org.br ou no site www.senairs.org.br. As aulas começam no dia 18 de fevereiro de 2019.

A série

A quinta e última matéria da série Indústria em Evolução, publicada nesta página, detalha o Corte de Calçados e Treinamento dos Alunos para Participação na Fimec 2019. As reportagens anteriores abordaram, em ordem de veiculação: Proposta de Participação do Senai na Fábrica Conceito da Fimec 2019; Desenvolvimento de Couros; Modelagem, Protótipos e Avaliação Técnica de Calce e Desenvolvimento de Matrizes de Solado e Injeção de Solados. A série ilustra o projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019, desenvolvido pelas unidades Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio ambiente, Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros e Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Estas instituições atuam na pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, consultorias tecnológicas, serviços laboratoriais e atividades educacionais (cursos aberto e treinamentos in company) nas suas diversas áreas de atuação. Contam com equipe técnica multidisciplinar altamente especializada, infraestrutura laboratorial completa, equipamentos modernos e possibilidades de fomento ao desenvolvimento de projetos inovadores. Com o apoio da Fenac e Fimec, e patrocínio da Isa Tecnologia e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a série é uma ação do Senai na Fábrica Conceito.


Reportagem veiculada no Jornal Exclusivo
Foto e texto: Michel Pozzebon / Grupo Sinos

Mais Notícias

15 Jan 2019

Couromoda 2019 começa com clima de otimismo

CONTINUE LENDO
15 Jan 2019

Fimec apresenta ações da 43ª edição durante o Inspiramais

Na ocasião, visitantes puderam conhecer a programação da segunda edição do Fórum Fimec

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Transduarte
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização