Fimec 2021

Produção e emprego na indústria têm melhora

Produção e emprego na indústria têm melhora

Fonte: Portal da Indústria

Um pequeno alívio para o setor da indústria. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a o ritmo de queda na produção e no emprego desacelerou no mês de junho. O indicador de expectativas para os próximos seis meses em relação à demanda aumentou para 52,9 pontos, o de quantidade exportada alcançou 51,8 pontos e o de compras de matérias-primas subiu para 50,8 pontos neste mês, informa a Sondagem Industrial. 

Os três indicadores de expectativa estão acima da linha divisória de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo.  Em julho do ano passado, os três indicadores estavam abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que confirma a melhora da confiança dos empresários.

Além disso, o ritmo de queda na produção e no emprego também foi menor em junho do que o observado no mesmo mês de 2015. O indicador de evolução da produção ficou em 46,6 pontos neste mês. Em junho do ano passado, foi de 40,3 pontos. O de evolução do número de empregados  alcançou 44,6 pontos, pouco maior que os 40,7 pontos registrados em julho de 2015. "Os indicadores de evolução da produção e do emprego vêm apresentando trajetória ascendente desde o início do ano", observa a CNI. Mesmo assim, os índices continuam abaixo dos 50 pontos, o que indica resultados negativos.

Os principais problemas enfrentados pelas indústrias no segundo trimestre foram a elevada carga tributária, com 44,9% das menções, e a demanda interna insuficiente, com 43,2% das respostas, de acordo com a Sondagem Industrial,. Em terceiro lugar, com 27% das assinalações, aparecem as taxas de juros elevadas e, em quarto, com 25,2% das respostas, a inadimplência dos clientes.

Esta edição da Sondagem Industrial foi feita entre os dias 1º e 13 de julho com 2.589 empresas. Dessas, 1.054 são pequenas, 946 são médias e 589 são de grande porte.
  

Mais Notícias

02 Abr 2020

Governo adia para maio novo modelo de ICMS para empresas calç ...

Conversas para ajustes no texto do decreto foram paralisadas por causa da Covid-19. Prorrogação permite tempo para finalizar as alterações necess ...

CONTINUE LENDO
28 Mar 2020

Calçadistas se reinventam no combate ao coronavírus

Empresas catarinenses e gaúchas doam máscaras

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização