Fimec 2019 - Flyer Topo

Projeções econômicas para calçadistas no dia 8

Depois de acumular revezes no início do ano, setor começa a dar indícios de uma recuperação na reta final e 2019

Projeções econômicas para calçadistas no dia 8

As entidades representativas do setor calçadista nacional, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), promovem um evento que promete lançar luzes para a atividade, que depois de acumular revezes no início do ano começa a dar indícios de uma recuperação na reta final e 2019. O Análise de Cenários acontece no próximo dia 8 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, e faz parte da Semana do Calçado.

O tradicional evento contará com apresentações do Doutor em Economia e consultor do setor, Marcos Lélis, e da coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, além de uma mesa-redonda com os convidados Luciano D’Andrea, gerente de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), e Rosnaldo Silva, diretor da Bibi e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas.

Lélis adianta que fará uma apresentação com perspectivas da economia internacional e doméstica para os meses finais de 2019 e para o primeiro semestre de 2020. “Para isso, primeiramente, caracteriza-se a economia internacional, tendo como pano de fundo os desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Ao considerar esses movimentos da conjuntura econômica internacional, em um segundo momento especificaremos as tendências para economia brasileira, destacando a dinâmica de ampliação da capacidade de produção das empresas”, conta o economista.

Já Priscila falará sobre especificamente do setor calçadista, com dados de produção, balança comercial e consumo doméstico, também fazendo perspectivas para curto e médio prazos para a atividade. “Tradicionalmente, o Análise de Cenários tem um papel muito importante na tomada de decisões das empresas, pois traz dados e projeções que podem influenciar na estratégia de cada negócio”, avalia.

A mesa-redonda, por sua vez, debaterá a abertura comercial, na pauta do Governo Federal, e os desafios da indústria calçadista no cenário de aumento da concorrência internacional no mercado brasileiro.

A iniciativa tem patrocínio da Fenac e apoio do Instituto Brasileiro do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq). O Análise de Cenários é um evento gratuito para associados das entidades realizadoras e apoiadoras, mediante inscrição prévia. Não associados investem R$ 50. Além da realização em Novo Hamburgo, o Análise de Cenários está realizando um roadshow por alguns dos principais polos calçadistas brasileiros (veja as datas abaixo, bem como links de inscrição).
 

Cronograma - Análise de Cenários

Data: 08/10
Local: Novo Hamburgo/RS
Horário: 18h30min
Inscrições: https://forms.gle/rj737fLrj8CUbxc18

Data: 14/10
Local: São João Batista/SC
Horário: 18h30min
Inscrições: https://forms.gle/6r1eqy9WvUyNxANs5

Data: 16/10
Local:  Franca/SP
Horário: 18h30min
Inscrições: https://forms.gle/oTjivKzXjUxghLdZ7

Data: 22/10
Local: Nova Serrana/MG
Horário: 18h30min
Inscrições: https://forms.gle/fKYaGFMV5diuCxqR7
 
 

Fonte: Abicalçados/Imprensa

Mais Notícias

17 Out 2019

Abicalçados promove Análise de Cenários em Nova Serrana

CONTINUE LENDO
14 Out 2019

Abicalçados promove Análise de Cenários em Franca

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Transduarte
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização