Fimec 2021

É hora de pensar no solado

Projeto do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019 atinge sua quarta etapa

É hora de pensar no solado

O projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019 chega à sua quarta fase. As etapas de desenvolvimento de matrizes e injeção de solados estão sendo realizadas pelo Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica (ISI SIM) e pelo Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros (ISI Polímeros), respectivamente. Estes processos se destinam ao desenvolvimento e produção das solas para as três versões de um calçado anabela – criado por uma aluna do Curso Técnico em Design de Calçados do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística (IST Calçado e Logística) – que será produzido em fevereiro de 2019, durante a Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes.

Com o protótipo do calçado em mãos, o ISI SIM aliou o conhecimento técnico dos seus profissionais à sua moderna estrutura. A matrizaria de solado normalmente é uma das atividades mais complexas do desenvolvimento de produtos, demandando atenção redobrada para que tudo fique conforme o planejado.

O instituto preparou os porta-moldes e blocos de material que estão sendo utilizados para a confecção das matrizes. Desenvolveu o projeto técnico e confecção da matriz para injeção do solado na numeração original e agora trabalha nas numerações de 34 a 39.

“Após o modelamento do molde, ele é impresso em impressora 3D. Neste momento, verificamos se o formato e cavidades da peça estão adequados ao processo de injeção. O projeto, então, avança em um software de usinagem CAM (manufatura assistida por computador) e, depois, para a máquina CNC, que faz a usinagem”, explica o pesquisador de Serviços Técnicos e Tecnológicos do ISI SIM, Luiz Henrique Vicente.

Nesta fase, o ISI SIM integrou docentes e alunos de seus cursos técnicos. Foi utilizada uma impressora 3D de materiais metálicos – um dos poucos equipamentos deste porte disponíveis na América Latina. O instituto também empregou uma máquina CNC para diversos tipos de materiais, de poliméricos a metálicos. A instituição disponibiliza sua estrutura para atender diferentes demandas e as indústrias do setor calçadista podem desenvolver trabalhos com esta unidade do SENAI.

Injeção de sola

Os materiais a serem utilizados no solado influenciam diretamente no projeto das matrizes. Daí a importância do trabalho em conjunto entre o ISI SIM e o ISI Polímeros. “O ISI Polímeros atua nas diversas demandas tecnológicas relacionadas a polímeros, com pesquisa, desenvolvimento e inovação envolvendo elastômeros, plásticos, compósitos, tintas e adesivos, entre outros materiais”, acrescenta a gerente de Operações do ISI Polímeros, Viviane Lovison.

No projeto FIMEC, ficou a cargo do ISI Polímeros a seleção da matéria-prima e a injeção dos solados que serão utilizados durante a feira para a confecção dos calçados. Com base no modelo 3D e definição do material, foi elaborado o projeto do molde com auxílio do software de simulação de injeção (Cad-Mold), que permite avaliações, como localização do melhor ponto para injeção e identificação de problemas de preenchimento de cavidade. “A utilização desse software permite reduzir custo e tempo de produção e de testes do molde para injeção de termoplásticos”, frisa o analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do ISI Polímeros, Vinícius Oliveira. Conforme o profissional, foram escolhidos os elastômeros termoplásticos estirênicos para compor as solas em função de disponibilidade, facilidade no processo e possibilidade de processamento em equipamentos convencionais. Entre as tecnologias utilizadas pelo ISI Polímeros estão a simulação do processo de injeção com o software CadMold e equipamentos de processamento de termoplásticos. Esta estrutura também está disponível ao mercado.

Calçado produzido na feira

Alunos do curso Aprendizagem Industrial do IST Calçado e Logística farão a montagem e acabamento do calçado em uma das cinco esteiras da Fábrica Conceito - com a fabricação de calçados em tempo real. A iniciativa do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), Coelho Assessoria Empresarial e Fenac, funciona como uma verdadeira indústria.

Iniciativa aproxima a tradição da vanguarda

Um dos parceiros do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019 é a Isa Tecnologia (Novo Hamburgo/RS). “O Senai-RS é a instituição de ensino mais presente no setor calçadista. E este projeto aproxima a tradição da vanguarda, mostrando para os jovens a importância da profissionalização para um segmento que tende a expandir, intensificado pela base forte do conhecimento e da experiência e impulsionado pela criatividade e pela inovação”, destaca a gerente de negócios da Isa Tecnologia, Juli Crasnhak.

A série

Composta por cinco reportagens, a série Indústria em Evolução demonstra o processo de desenvolvimento de um calçado. A quarta matéria produzida detalha o Desenvolvimento de Matrizes de Solado e a Injeção de Solados do calçado que está sendo desenvolvido a partir do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019.

A série Indústria em Evolução ilustra o projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019, desenvolvido pelas unidades Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio ambiente, Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros e Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Estas instituições atuam na pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, consultorias tecnológicas, serviços laboratoriais e atividades educacionais (cursos aberto e treinamentos in company) nas suas diversas áreas de atuação. Contam com equipe técnica multidisciplinar altamente especializada, infraestrutura laboratorial completa, equipamentos modernos e possibilidades de fomento ao desenvolvimento de projetos inovadores.
Com o apoio da Fenac e Fimec, e patrocínio da Isa Tecnologia e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a série é uma ação do Senai na Fábrica Conceito.

SERVIÇO
Fimec
26 a 28 de fevereiro de 2019
Das 13h às 20h
Fenac - Novo Hamburgo/RS

Reportagem veiculada no Jornal Exclusivo
Foto e texto: Michel Pozzebon / Grupo Sinos

Mais Notícias

02 Abr 2020

Governo adia para maio novo modelo de ICMS para empresas calç ...

Conversas para ajustes no texto do decreto foram paralisadas por causa da Covid-19. Prorrogação permite tempo para finalizar as alterações necess ...

CONTINUE LENDO
28 Mar 2020

Calçadistas se reinventam no combate ao coronavírus

Empresas catarinenses e gaúchas doam máscaras

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização