Fimec 2018

Seminário de Automação e Logística promovido pela Abicalçados aborda a serialização

Seminário de Automação e Logística promovido pela Abicalçados aborda a serialização

A serialização foi tema do Seminário de Automação Logística, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) na manhã da última terça-feira (18), no auditório da ACI, em Novo Hamburgo/RS. Com o intuito de discorrer a respeito da importância da adoção da “cultura da automação” como ferramenta para a produtividade nas empresas, o evento contou com a presença de empresários e profissionais das áreas de suprimento e logística, planejamento e controle da produção e tecnologia da informação, que assistiram a palestras sobre o tema.

Dando início à programação, o consultor da Abicalçados, Igor Hoelscher, ministrou a palestra “3 Etapas para a Logística Integrada”, em que ressaltou como principal desafio para a indústria a integração da cadeia produtiva, para adquirir velocidade na logística, focando na obtenção de resultados como o aumento de produtividade na entrada, saída e movimentação de mercadorias, contagem de produção e minimização de erros operacionais. Hoelscher destacou que, na primeira etapa, chamada de identificação, é necessária a adoção de um padrão global de comunicação, através de codificações que viabilizam o método de serialização com um identificador inequívoco que serve para o mercado interno e externo. Após isso, vem a etapa de processos, em que ocorre a convergência automática do físico com o sistema. E, por fim, a troca eletrônica de dados, resultando em uma logística inteligente que permite a otimização do tempo e mão de obra operacional, trazendo uma economia de um terço do tempo ocupado com a metodologia tradicional, além de fornecer um gerenciamento da logística em tempo real para as empresas e a segurança de um controle automatizado, que elimina falhas humanas.

Para exemplificar a importância da automação e logística no setor calçadista, foi apresentado o case da Via Marte, indústria de calçados femininos de Nova Hartz/RS vencedora do Prêmio Direções Abicalçados na categoria Gestão Industrial. O gerente de Tecnologia da Informação da empresa, Ivair Kautzmann, informou que a empresa implantou, a partir de 2003, um sistema de otimização logística para redução de custos e qualificação dos controles internos, e enfatizou que, com a serialização, é possível fazer um acompanhamento de todo o processo de distribuição pelo meio virtual, que é atualizado em tempo real, destacando: “se a empresa tiver um sistema rígido de controle, não há abertura para o erro ou desprezo às regras. O ponto-chave é a comunicação, a convergência entre o físico e o virtual. Logística se ganha em escala e o sucesso se alcança com a adoção de padrões”. Fazendo uma analogia entre a “serialização e a fábrica 4.0”, o especialista ressaltou que conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas passam a operar através de redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor, e o setor como um todo se beneficia: “o que um elo da cadeia fez deve servir de exemplo para o próximo”.

O Seminário de Automação Logística é uma promoção da Abicalçados que tem a parceria da Fenac - Fimec 2018, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC) e GS1 Brasil.
   

Fimec terá Salão de Logística na edição 2018

Atenta às necessidades das empresas do setor coureiro-calçadista, a Fimec apresenta durante a edição de março de 2018 um espaço dedicado a soluções e novidades em termos de logística para os visitantes da 42ª edição do evento. Aliado ao projeto Sola esse espaço dará conta de processos que reduzem os custos, integram ações, permitem rastreabilidade, possibilidade de crossdocking e reposição automática, controles e organização para gestão dos negócios e inventário em tempo real.

A 42ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes acontece entre os dias 06 e 08 de março, das 13 às 20 horas, no pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).
 
 

Mais Notícias

13 Dez 2017

Fábrica Conceito apresentará sistema de automação para cal ...

CONTINUE LENDO
13 Dez 2017

42ª Fimec é sinônimo de tecnologia para calçadistas

Feira profissional acontece entre os dias 6 e 8 de março de 2018

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização