Fimec 2021

Tecnologia antiviral para a fabricação de calçados já é realidade no Brasil

FCC lança termoplástico com ação antiviral, que previne a propagação de vírus através das solas de sapato

Tecnologia antiviral para a fabricação de calçados já é realidade no Brasil

Com a evolução do contágio pelo novo coronavírus no país, os brasileiros adquiriram um novo hábito: retirar o calçado ao entrar em casa. Isso se deve ao receio de que o solado possa estar contaminado com o vírus, sendo veículo de contaminação dentro do ambiente. Atenta a esta realidade, a FCC, indústria gaúcha conhecida por utilizar a ciência dos materiais para atender diversos mercados, apresenta o lançamento FCC ANTIViral - uma linha de elastômeros termoplásticos com propriedades virucidas, permitindo que a sola do sapato apresente ação antiviral permanente.

O termoplástico com ação antiviral tem atributos que fazem com que o DNA/RNA viral reduza sua capacidade infecciosa, e consegue inativar vírus envelopados, como os vírus influenza, herpesvírus, coronavírus, entre outros. "Ele previne de maneira permanente, mesmo depois de inúmeras lavagens, a contaminação cruzada entre o termoplástico e o usuário, evitando assim que o solado seja um veículo de transmissão do vírus", explica Júlio Schmitt, diretor de inovação da FCC. A eficácia virucida do composto foi testada em laboratório externo, com base na norma ISO 21702 (Measurement of antiviral activity on plastics and other non-porous surfaces).

A ideia do desenvolvimento surgiu a partir da observação dos novos comportamentos e hábitos relacionados à higiene, decorrentes da pandemia. "Vimos que surgiram novas necessidades por parte dos consumidores e imaginamos que no mercado de calçados não seria diferente. Por isso, nos antecipamos e desenvolvemos uma nova tecnologia que está totalmente conectada a essas necessidades", afirma Schmitt. A linha de termoplásticos FCC ANTIViral leva ao mercado brasileiro a primeira solução antiviral para a produção de solas de calçados, sendo um produto usado para injeção, que não altera a aparência final nem as propriedades do solado do calçado, apenas adiciona a ação antiviral.

Sobre a FCC - A tecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. Está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas de calçados femininos, masculinos e infantis, e nas maiores marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, e de vedação para silos e carrocerias da América Latina. Os materiais criados pela FCC também fazem parte da construção de casas, móveis, eletrônicos, utensílios de higiene pessoal, utilidades domésticas, equipamentos médicos e muito mais.

Mais Notícias

20 Nov 2020

Jornal Exclusivo lança novo aplicativo

Disponível tanto para Android quanto para os iOS, o app conta com notícias atualizadas diariamente sobre o setor coureiro-calçadista brasileiro

CONTINUE LENDO
15 Nov 2020

Happy Hour com Tecnologia do IBTeC debaterá “Antivirais: t ...

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização