Fimec 2021

Transformação digital do curtume foi tema de apresentação

Transformação digital do curtume foi tema de apresentação

Inserido no projeto Espaço Abrameq Conteúdo, desenvolvido durante a Fimec, André Nodari, diretor da NBN Tecnologia falou sobre o tema “Transformação digital do curtume”. Destacou que para a indústria do couro este acréscimo tecnológico gera aumento de produtividade, porque a Indústria 4.0, através de tecnologias digitais como IOT (internet das coisas em português), Big Data e inteligência artificial oferece poderosas ferramentas para a indústria.

Um dos ganhos está em melhorias de eficiência decorrentes do entendimento do processo industrial em profundidade através da visualização e análise de dados reais e não de médias que podem mascarar a realidade.

Nodari destaca que assim se pode ter, via internet, uma visão do que realmente acontece no curtume, com informações confiáveis, atualizadas, organizadas, que podem ser visualizadas no tempo. Isto inclui conhecimento sobre consumo de água, produtos, energia, alarmes, operadores, atrasos e resultado instantâneo da operação.

Toda esta informação possibilita a otimização de processos, manutenção preditiva e mesmo criação de novas e disruptivas maneiras de produzir couros de maneira mais eficiente.

Através da Indústria 4.0, o diretor da NBN Tecnologia agrega ainda que se consegue atingir objetivos como a customização em massa, produtos com alto valor agregado, produção ágil e flexível e baixo desperdício e poluição.

Finaliza enfatizando que mais que um desafio, a transformação digital é uma oportunidade para criar riqueza que está sendo aproveitada ao redor do mundo e que as empresas brasileiras não podem ficar para trás.

Mais Notícias

13 Mar 2020

Entidades avaliam Fimec 2020 em Coletiva de Imprensa

Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), último dia de Fimec

CONTINUE LENDO
12 Mar 2020

Bons negócios e otimismo marcam a 44ª Fimec

Maior feira do setor na América Latina encerrou nesta quinta-feira (12), na Fenac, em Novo Hamburgo/RS

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização