Fimec 2021

#VemPraMinas impulsiona a atração de investimentos para o polo calçadista de Nova Serrana

Empresários conheceram de perto as políticas de incentivo ao crescimento econômico do estado

#VemPraMinas impulsiona a atração de investimentos para o polo calçadista de Nova Serrana

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi), e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) realizaram, nesta segunda-feira (3/1), mais uma edição do #VemPraMinas. O objetivo é fomentar a cadeia produtiva da indústria, por meio da atração de novos fornecedores, aumentando assim a competitividade do polo por razões de logística e tributária. Inúmeros representantes da indústria calçadista, fornecedores e prestadores de serviços especializados estiveram presentes para conhecer em detalhes o que o Governo de Minas tem feito para gerar novos negócios no estado, aumentando assim a geração de emprego e renda.

O encontro debateu assuntos que são de interesse dos empreendedores, tais como oportunidades de negócios, tratamento tributário e financiamento. Servidores da Sede, do Indi e da Secretaria de Fazenda passaram o dia em Nova Serrana tirando dúvidas e mostrando que Minas Gerais é o melhor estado para se investir no país.

O secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, realizou a abertura do #VemPraMinas ao lado do presidente do Sindinova, Ronaldo Andrade Lacerda. “Nova Serrana é um orgulho para Minas Gerais. Vocês construíram o futuro da cidade com muita garra e empreendedorismo. Queremos mostrar aos demais municípios a importância de se dedicarem às vocações regionais”, destacou o secretário-adjunto da Sede.

O Sindinova é o protagonista nas articulações entre o Governo e as empresas calçadistas. Por meio do sindicato, inúmeros benefícios têm sido conquistados junto ao poder público. “Quero agradecer ao governo de Minas Gerais pela confiança junto aos empresários do polo calçadista. O #VemPraMinas representa um novo momento para a economia do município. Nosso papel de incentivar os empresários tem gerado resultados positivos, estamos crescendo cada vez mais”, afirmou o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda.

O Tratamento Tributário Setorial para a cadeia de fornecedores foi um dos benefícios debatidos. Pressupõe a concessão de diferimento do ICMS na compra de insumos ou uma redução percentual de recolhimento nas operações de venda dos produtos industrializados. O processo mostra, além do benefício fiscal, uma simplificação.

 

Simplificação

A oportunidade de instalar empresas em um estado cada vez mais dinâmico e empreendedor é o que tem chamado a atenção dos empresários. A diminuição da burocracia, a simplificação e a economia real de recurso e tempo têm sido itens determinantes para os novos negócios.

Ao final do #VemPraMinas – Polo Calçadista, resultados positivos já começaram a surgir. Cinco empresas procuraram a diretoria do Indi para tratar de oportunidades. Um empreendimento do Ceará e três de São Paulo já decidiram que Minas Gerais é o melhor lugar para desenvolver negócios e querem já se instalar. Além disso, uma empresa mineira, que emprega 1.200 funcionários e estava de mudança para a Bahia, repensou sua decisão com as estratégias e soluções apresentadas durante o evento. “Hoje é um daqueles dias que eu me orgulho de fazer diferente. Há décadas se fala da necessidade de agregar valor na cadeia produtiva e diversificar a economia. Nós estamos colocando isso em velocidade recorde”, destacou animado o diretor-presidente do Indi, Thiago Toscano.

 

Cenários atrativos

A estratégia para o desenvolvimento econômico foi a pauta de debate do primeiro painel do evento. O subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Juliano Alves Pinto, enfatizou a importância da contribuição conjunta de todos os atores para o crescimento da economia. “Precisamos atrair investimentos e abrir novos mercados. A atual gestão do governo está se esforçando de todas as maneiras para incentivar o crescimento da economia. O que mais se ouve dentro da secretaria é a palavra atendimento. Queremos conversar, entender o que os setores precisam e atuar nas soluções, seja com outras secretarias ou com o próprio Indi”, disse o subsecretário.

A competitividade de mercado e a oportunidade de exportação são alguns dos resultados que se obtêm com a parceria realizada entre a Sede e o Indi. Durante o painel, o diretor-presidente, Thiago Toscano, deixou claro que o Governo de Minas cria, a cada dia, um cenário atrativo para o investidor. “O empresário tem confiança na atual gestão. Ver o avanço na atração de investimento, projetos saindo do papel, empresas tomando forma, produzindo, gerando emprego, é o que nos incentiva a sempre seguir em frente”, disse Toscano.

Em 2019, Minas Gerais atraiu R$ 55,9 bilhões em investimentos. O valor representa o montante que empresas diversas executarão no curto e médio prazo. No ano passado, diferentes empresas entraram em implantação investindo R$ 15,7 bilhões em Minas.

 

Fonte: SEDE

Mais Notícias

18 Set 2020

Participe do Brazilian Leather Webinar Series

CONTINUE LENDO
14 Set 2020

Abicalçados firma parceria com plataforma de soluções para ...

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização