Secretário adjunto de Inovação do RS abrirá o 9º Fórum de Inovação do IBTeC, quinta-feira, dia 5 de outubro


O IBTeC realizará nesta quinta-feira, 5 de outubro, o 9º Fórum IBTeC de Inovação, evento que fecha a programação da Semana do Calçado 2023. Promover a competitividade e sustentabilidade setorial, trazendo temáticas como produtividade, inovação, sustentabilidade e novas tecnologias, como forma de se repensar a matriz produtiva, quebrando paradigmas e buscando soluções para superar as lacunas tecnológicas ainda existentes é o propósito da ação, realizada por meio de um esforço conjunto das entidades governamentais, entidades de classe, setor produtivo, cadeia de fornecimento e empresas de base tecnológica. 

O 9º Fórum IBTeC de Inovação será realizado no Locanda Hotel (rua Wendelino Henrique Klaser, 35 - Novo Hamburgo), das 14h às 18h. 

 As inscrições, gratuitas, podem ser efetuadas com antecedência, pela plataforma Sympla - https://www.sympla.com.br/produtor/ibtecbrasil.

O secretário adjunto da Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub, abrirá a programação, às 14h, com a palestra “Inovação como fator de desenvolvimento econômico e de competitividade industrial”.

Entre os pontos que serão abordados, estão: cenário econômico global; nova economia baseada em conhecimento; o papel da inovação e da tecnologia na nova economia; e projetos de Governo do Estado, através da Secretaria, voltados à inovação.
    
Sebrae traz palestra sobre cultura da inovação e a necessidade das empresas implementarem seus projetos

O Sebrae RS traz sua contribuição para o Fórum, com a palestra sobre inovação. O analista do Sebrae e mestrando em Inovação para a Competitividade, com vasta experiência em consultoria para empresas de todos os portes , Josemar Demenech, fará a partir das 15h a palestra “Preciso inovar, e agora?”. O consultor abordará o assunto, trazendo alguns pontos para reflexão: cultura da inovação, aceitação do risco, da falha e obstáculos; estatísticas sobre impacto da inovação nos pequenos negócios e boas práticas; e ferramentas e recursos do Sebrae disponíveis para acesso à inovação.


Valdir Soldi falará no 9º Fórum IBTeC de Inovação sobre materiais avançados e suas aplicações para a produção de calçados

“Materiais avançados: sustentabilidade, tendências e aplicações em calçados” será o tema da palestra que o presidente executivo do IBTeC, Dr. Valdir Soldi, fará no 9º Forum IBTeC de Inovação, dia 5 de outubro.

Com início previsto para as 16h, a palestra vai abordar os tópicos - Biomateriais - conceito e propriedades; base celulose (celulose bacteriana), derivados proteicos e impressão 3D em biomateriais. Materiais avançados nano-estruturados -  grafeno e derivados, performance e funcionalidade, atividade antimicrobiana.

 

A gestão da sustentabilidade e a competitividade da indústria, tema de painel com empresas reconhecidas por suas práticas
Uma das atrações do 9º Fórum IBTeC de Inovação será o Painel de Sustentabilidade, que abordará o tema “Gestão da Sustentabilidade como fator de competitividade à indústria”. Como convidados, os gestores de três empresas que já são reconhecidas por sua atuação voltada para a sustentabilidade.

A vice-presidente e diretora de produto da Piccadilly, Ana Carolina Grings; o diretor comercial da Biq Adesivos, Carle Stein, e a diretora adjunta da Mats Beneficiamento de Couros, Manoela Junqueira Becker.

O painel está marcado para as 16h45min de quinta-feira, 4 de outubro, fechando a programação da tarde.

 


Compartir
Mas Noticias
16/02/2024
La Fabrica Concepto y el Foro de Sostenibilidad del CICB son atracciones en Fimec 2024
14/02/2024
Fábrica Conceito terá Ramarim, Bompel, Senai Calçados e Luz da Lua
01/02/2024
Fimec projeta receber 20 mil visitantes em março
26/01/2024
Conheça o tema central do Fórum CICB de Sustentabilidade 2024: Elos para a Rastreabilidade
16/01/2024
Prêmio Lançamentos Fimec abre período de inscrições

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo