Escola de Sapateiros comemora uma década
Em dez anos, mais de 700 profissionais conquistaram seus diplomas e duas novas turmas formam-se nesta quinta-feira, em cerimônia marcada para as 19h30, no Centro Municipal de Cultura de Três Coroas.

Quem faz parte desta história, de diferentes maneiras, é Jesse Deecker Júnior. Ex-aluno, ele é hoje gerente de Desenvolvimento na Bebecê e voluntário no Grupo Gestor. “Não tinha conhecimento no calçado como um todo. Hoje, sou voluntário na escola para dar suporte técnico para o Grupo Gestor. Não tem salário que pague isso. Muito bacana ver as pessoas aprendendo e podermos colaborar”, conta ele. De instrutor, Darlei Lino de Souza agora é aluno no curso de Modelagem. Ele explica que a intenção foi sempre fazer o aluno enxergar, por meio do curso, possibilidades e oportunidades dentro da própria empresa em que atua, de maneira que possa crescer em sua função, potencializar a performance da empresa e, consequentemente, melhorar suas condições. Executivo comercial do SICTC, Juliano Mapelli acrescenta que profissionais qualificados também contribuem para produtos e processos cada vez melhores. “Ou seja, tanto o funcionário quanto a indústria ganham com a Escola de Sapateiros”, sinaliza ele, ao mencionar que o projeto nasceu durante o Empretec, curso do Sebrae de estímulo ao empreendedorismo, realizado pelo dirigente e também por empresários do ramo calçadista.
ORGULHO DE SER SAPATEIRO
Presidente do SICTC, Joel Brando Klippel enfatiza outro propósito da escola: resgatar o orgulho de ser sapateiro. As centenas de empresas que empregam milhares de trabalhadores no Vale do Paranhana também merecem reconhecimento pela parceria e envolvimento no projeto. Vice-Presidente do SindiSapateiros, Erni Rinker enfatiza que, sem elas, não há geração de renda, não se compra no mercado, não se abastece no posto de combustíveis. “É um ciclo”, resume ele.
MOTIVAÇÃO PARA BOAS IDEIAS
Prefeito de Três Coroas, Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho, fala com empolgação da iniciativa. “Representa emprego, renda, divulgação da cidade no País e fora, com a exportação. O setor calçadista é nossa grande economia. Nosso compromisso é seguir este trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos”, assinala o chefe do Executivo. Quem também compartilha deste sentimento é o reitor da Faccat, Delmar Backes. “Parece que foi ontem! Lembro da meninada, junto com o professor, aqui na Faccat para achar uma forma de criar a Escola de Sapateiros. O que é preciso fazer num primeiro momento quando as pessoas têm boas ideias? Motivá-los”, ensina ele. Coube à instituição acompanhar a elaboração do currículo, legalizar e certificar. “Penso que o grande mérito da Escola de Sapateiros é unir dois sindicatos historicamente antagônicos para promover o aperfeiçoamento profissional”, comenta Backes, que ainda dá um recado importante: “Na era da robotização e da tecnologia, é o conhecimento que vai dar perspectivas para todos. Três Coroas está fazendo o que se deve fazer em nível de Brasil. Temos orgulho em fazer parte deste projeto”, finaliza ele.
INSCREVA-SE
As inscrições para novas turmas estão abertas e interessados podem entrar em contato pelo (51) 3546-1346 ou enviar e-mail para lucas@sindicatotrescoroas.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa Escola de Sapateiros
Compartir