49ª Fimec projeta reunir 20 mil visitantes em Novo Hamburgo


Maior feira da indústria coureiro-calçadista da América Latina reúne 400 expositores de 3 a 5 de março, na Fenac

Negócios, inovação e conexões internacionais voltam a movimentar o setor coureiro-calçadista com a realização da 49ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). De 3 a 5 de março, a Fenac, em Novo Hamburgo, será palco do principal evento do segmento na América Latina, reunindo mais de 400 expositores e cerca de 20 mil visitantes do Brasil e do exterior, em 30 mil m² de área.

Reconhecida como a principal feira do setor na América Latina, a Fimec apresenta soluções integradas para toda a cadeia produtiva, desde matéria-prima, couros e componentes até máquinas, equipamentos, tecnologia, design, processos industriais e soluções sustentáveis. Com forte presença internacional, especialmente de países da América Latina, a feira consolida seu posicionamento como ambiente estratégico para geração de negócios, conexões globais e fortalecimento do cluster coureiro-calçadista.

Segundo Marlos Schmidt, diretor-presidente interino da Fenac, esta edição reforça o papel do evento como plataforma de atualização e desenvolvimento do setor. “Durante três dias, a Fimec apresentará o que há de mais inovador no setor coureiro-calçadista, com o propósito de impulsionar negócios, fortalecer a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento econômico do cluster”, destaca. “Nossa expectativa é extremamente positiva, pois a Fimec já é uma feira consolidada, então nosso desafio é de mobilização para fortalecimento, que será medida pelo impacto das visitas aos nossos expositores”, pontua Schmidt.

O diretor-presidente ainda contextualiza que, para Novo Hamburgo, as feiras da Fenac têm uma entrega para comunidade da cidade e região de extrema relevância e reconhecimento. “São nas feiras, sendo a Fimec a maior delas, que recebemos visitantes do mundo todo, com hotéis lotados, rede gastronômica com muita demanda, comércio e serviços sendo impactados direta e indiretamente. Ou seja, trata-se de um evento que ultrapassa uma entrega setorial, estamos falando de um retorno para Novo Hamburgo e toda região”, avalia.

O credenciamento para profissionais do setor é gratuito e pode ser realizado pelo site oficial www.fimec.com.br. Por se tratar de um evento profissional, o acesso é permitido apenas para maiores de 14 anos.

 

Melhorias na infraestrutura e novidades desta edição

Nesta edição, expositores e visitantes da Fimec poderão usufruir do estacionamento ampliado da Fenac, além de novos pisos nos pavilhões 5 e 6, que representam a maior parte da área superior do centro de eventos. “Essa é uma demanda antiga que foi encaminhada no ano passado e entregue agora, véspera da feira. Trata-se de uma entrega importante, melhorando a experiência dos expositores e visitantes”, reforça Schmidt.

Uma das novidades desta edição é a abertura oficial antecipada da feira, na segunda-feira, dia 2 de março, às 18h30. Na sequência, ocorrerá a 22ª edição do Prêmio Lançamentos Fimec, uma das mais tradicionais premiações do setor no Brasil. O prêmio reconhece as melhores soluções e profissionais da feira em oito categorias, incluindo Componentes, Couros, Máquinas, Sustentabilidade e Inovação, além das categorias de Liderança Profissional.

 

Projeto Bem-vindo amplia presença de compradores estratégicos

Entre as novidades desta edição está o Projeto Bem-vindo, iniciativa criada para ampliar a presença de compradores estratégicos nacionais e internacionais e fortalecer a retomada de polos que estiveram ausentes nas últimas edições.

 

A ação contempla ativações em polos calçadistas como Jaú, Franca, Birigui, Nova Serrana e São João Batista, além de articulações internacionais com Argentina, Peru, Colômbia e Panamá, entre outros. Como incentivo, o projeto oferece duas noites de hospedagem para compradores convidados por meio das entidades parceiras.

“O clima é de grande otimismo. Encerramos o prazo de inscrições com um resultado extremamente positivo. Já contamos com a presença confirmada de compradores convidados pelas entidades apoiadoras da feira, o que reforça a relevância e o potencial de geração de negócios do evento”, ressalta Schmidt.

 

Fábrica Conceito 2026 terá seis linhas de produção e operação ao vivo dentro da feira

Um dos principais destaques da programação é a Fábrica Conceito 2026, que chega à sua maior edição, com seis linhas de produção funcionando simultaneamente. Reconhecida como a única iniciativa do mundo a operar uma fábrica em tempo real dentro de uma feira setorial, a ação permitirá que os visitantes acompanhem, na prática, a aplicação de tecnologias e processos inovadores na fabricação de bolsas e calçados.

O projeto é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Coelho Assessoria Empresarial e a Fenac. Participam desta edição as marcas Klin, Fiber e Cravo & Canela, além de alunos do Senai Calçado. “Na 49ª Fimec, a Fábrica Conceito une inovação e prática. É uma oportunidade de ver a produção do futuro acontecendo ao vivo, inspirando e reforçando o papel da nossa indústria global”, afirma Schmidt.

Durante os três dias de feira, a expectativa é produzir cerca de 120 bolsas e mais de 3 mil pares de calçados. Entre os destaques estão modelos com cabedal em knit produzido com fios reciclados de PET, solados em poliuretano expandido (E-TPU), bolsas em couro com técnicas modernas de fabricação e modelos desenvolvidos por alunos do Senai, incluindo uma bota feminina em couro e um tênis escolar voltado a projeto social.

 

Fórum CICB de Sustentabilidade debate Inteligência Artificial e transformação da indústria do couro

No dia 4 de março, a programação técnica contará com o Fórum CICB de Sustentabilidade 2026, que terá como tema “Indústria e Transformação com Inteligência Artificial”. O encontro reunirá especialistas e lideranças empresariais para discutir como a IA está impactando a operação, a gestão e os avanços em ESG na cadeia produtiva do couro.

O fórum é promovido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, por meio do projeto Brazilian Leather.

 

Programação Fórum CICB de Sustentabilidade:

13h15 - Início dos check-ins

 

13h50 - Desenvolvimento e evolução da sustentabilidade na cadeia do couro no Brasil

Ricardo Andrade – CICB

 

14h - Inteligência Artificial engolindo o mundo

Rafael Martins – Share

 

14h40 - Soluções digitais baseadas em Inteligência Artificial para a indústria do couro

Jo Gilet - Hidexe

 

15h - Impacto do uso de tecnologia nos avanços ESG da Durlicouros

Ivens Teixeira Domingos – Durlicouros

 

15h20 - Automação e eficiência na operação do curtume

Cesare Dal Monte – GER

 

15h40 – Painel final – O futuro do Setor e a Inteligência Artificial

 

Visita técnica ao SENAI Couro integra programação

No dia 5 de março, a programação da Fimec inclui ainda uma visita técnica ao Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, em Estância Velha/RS. A atividade oferece uma imersão nas etapas do processo de fabricação do couro e na estrutura laboratorial da instituição, reunindo profissionais interessados em aprofundar conhecimentos técnicos sobre o setor.

 

SERVIÇO

Evento: 49ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)

Data: 3 a 5 de março de 2026

Horário: 3 e 4 de março - das 13 às 20 horas

5 de março - das 13 às 19 horas

Local: Fenac | Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil

Realização: Fenac Experiências Conectam

Apresentação: Sicredi Pioneira

Patrocínio: Henkel, Transduarte e Brastema

Apoio: Abicalçados, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV/DI, Aicsul, Assintecal, CICB, IBTeC e Sebrae/RS

 


Compartir
Mas Noticias
20/02/2026
49ª Fimec projeta reunir 20 mil visitantes em Novo Hamburgo
21/01/2026
Fábrica Conceito 2026 será a maior da história do projeto, com seis linhas de produção
21/01/2026
Fórum CICB de Sustentabilidade 2026 debate a Inteligência Artificial no setor de couros
21/01/2026
Visita técnica ao SENAI Couro é atração da Fimec 2026
21/01/2026
Edição 22 do Prêmio Lançamentos Fimec é apresentada

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo