Fimec 2022

IBTeC comemora 49 anos apresentando novos serviços

IBTeC comemora 49 anos apresentando novos serviços

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC - completa 49 anos. Os motivos para comemorações são muitos. O primeiro “é o fato de estarmos ultrapassando a pandemia sem nenhuma demissão causada por redução de volume de trabalho ou de faturamento”, afirma o presidente executivo, Paulo Griebeler. “Pelo contrário; tivemos novas contratações, ampliando nossas equipes especialmente nos laboratórios que executam serviços aos nossos clientes”. Além disto, o Instituto mantém sua política de investimento na capacitação de recursos humanos, para que nossa equipe seja cada vez mais assertiva na apresentação de resultados para nossos clientes”.

 

Griebeler lembra que “mesmo em momentos de dificuldade, estamos constantemente fazendo investimentos na modernização do nosso parque tecnológico, com equipamentos que permitem a ampliação do nosso escopo de atuação, para tender as demandas do setor.

 

Com um total de 100 colaboradores, o IBTeC ultrapassou 2020 e 2021 “com metas mensalmente cumpridas, a partir de um trabalho de comunicação e motivação permanente com a equipe, que acompanha cada passo dado ao longo deste período”, afirma o presidente executivo. Griebeler salienta que “têm sido meses desafiadores, e ao mesmo tempo muito gratificantes, porque os desafios nos propiciaram muitas descobertas do potencial da nossa equipe”.

 

A data de 7 de outubro será de comemorações internas, com mini confraternizações ao longo de todo o dia, o que permitirá que as regras de distanciamento sejam cumpridas. No final do da tarde, a partir das 18h, uma edição especial do Happy Hour com Tecnologia, tendo como painelistas o presidente do conselho de administração da Tramontina, Clóvis Tramontina, e o presidente do conselho consultivo de Calçados Bibi, Marlin Kohlrausch. O presidente do conselho deliberativo do IBTeC, Cláudio Chies, fará uma participação especial no encontro que terá o presidente executivo, Paulo Griebeler, como mediador.

 

Ampliação do escopo de atuação está entre as conquistas do IBTeC em 2021, com ensaios em máscaras cirúrgicas

 

Entre as novidades trazidas pela pandemia, está o investimento do IBTeC em equipamentos para a realização de ensaios laboratoriais em máscaras cirúrgicas para certificação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

O setor de EPIs teve um incremento exponencial de demanda nos últimos 18 meses. Na esteira deste movimento, o IBTeC ingressou ativamente na parte de máscaras cirúrgicas, com a normativa da Anvisa, a Resolução RDC N° 448, de 15 de dezembro de 2020, oferecendo testes para certificação e homologação destes EPIs. Para atender ao mercado que exige agilidade, “focamos em oferecer prazos de no máximo cinco dias úteis para apresentar os laudos”. Griebeler salienta que “toda esta estrutura para a realização de ensaios também está disponibilizada para o desenvolvimento de novos produtos. Estamos equipados para auxiliar as empresas na prototipagem de novos EPIs, testando os materiais de uma forma muito ágil.

 

“IBTeC DIGITAL”

A digitalização dos processos no Instituto é outro avanço que deve ser creditado à pandemia. “Já vínhamos com um ritmo de aceleração da digitalização de nossas atividades, mas com a pandemia, tivemos que apressar o passo, e hoje temos muitos avanços nesta área”. Entre elas, a comunicação dos laboratórios com os clientes por canais digitais, com acompanhamento dos seus processos nos laboratórios da instituição, inclusive com fornecimento de laudos. A área comercial do Instituto também teve uma migração importante para o digital, “e nossa comunicação pelas redes sociais, que já vinha ganhando visibilidade, se tornou ainda mais importante”.

Uma ação especificamente ganhou força com o digital - o Happy Hour com Tecnologia, realizado mensalmente, para tratar temas de interesse dos associados e clientes. Com a pandemia, “passamos a realizar estes encontros de forma virtual, e vimos nosso alcance crescer vertiginosamente”, afirma o presidente.

E o movimento de digitalização “vai continuar crescendo. Estamos investindo esforços e recursos para aumentar nossa interação com clientes e associados”.

 

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) ganha força na estrutura do IBTeC

 

Pensando na retomada da produção industrial, o IBTeC está trabalhando a reestruturação de seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), “para que possamos aumentar nossa contribuição na implementação de inovações em tecnologias, em produtos e em soluções customizadas para atender às necessidades específicas de cada empresa”, afirma o vice-presidente executivo, Dr. Valdir Soldi. A proposta da instituição é “acompanhar a retomada dos editais de fomento em instituições federais e estaduais, para que possamos contribuir para o desenvolvimento de nossas empresas”.

Através do NIT, “podemos construir soluções via trabalhos de pesquisa e desenvolvimento que tragam inovações para produtos e processos das empresas, além de serviços. Nosso propósito é ajudar o setor a resolver suas ‘dores’ e contribuir para uma retomada dos negócios. Para isto, contamos com laboratórios equipados com tecnologias modernas e profissionais extremamente capacitados e competentes”, afirma Soldi.

 

Mais Notícias

15 Out 2021

Nexo Governança Corporativa promove evento sobre sucessão

Atividade presencial acontece no dia 28 de outubro com o case da Calçados Bibi

CONTINUE LENDO
15 Out 2021

Painel da Fimec aborda retorno das produções Private Label d ...

Marcio Jung e João Fernando Hartz falarão sobre o tema e os impactos no Brasil

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo