Fimec 2022

Indústrias de calçados de NH buscam desempregados para receber qualificação e trabalhar na produção

Parceria do Senai e Sindicato Patronal das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo qualifica trabalhadores

Indústrias de calçados de NH buscam desempregados para receber qualificação e trabalhar na produção

Em mais de um século de evolução, a indústria calçadista de Novo Hamburgo passou por diferentes fases, crises e períodos de expansão e crescimento.

 

O título de Capital Nacional do Calçado para Novo Hamburgo não é fruto do acaso - ainda hoje, o município tem relevância nacional e internacional para o setor.

 

Embora o número de fábricas venha reduzindo, a cidade ainda abriga produtores de calçados, bolsas e acessórios. O Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo (SIC-NH) estima cerca de 125 empresas de diferentes portes envolvidas com a produção do setor.

 

Isso representa cerca de cinco mil trabalhadores que atuam diretamente em empresas de calçados na cidade.

 

CONTRATAÇÕES

 

Mesmo com todas as dificuldades - concorrência asiática, pandemia, elevado Custo Brasil e perda de competitividade -, as empresas instaladas no município se modernizaram, buscaram caminhos alternativos e encontram espaço para crescer e alcançar novos mercados.

Só que, mantendo a regra da superação de entraves, as indústrias estão sendo desafiadas por um novo limitador: a falta de mão de obra qualificada. Essa realidade já tirou empresas do município em diferentes períodos - mas, em oportunidades anteriores, tinha uma relação maior com o custo de produção.

Tem pedidos. Tem vontade de manter a produção em Novo Hamburgo. Há espaço para ampliar o número de vagas. Mas faltam trabalhadores. Como, então, resolver essa equação?

Numa parceria dos fabricantes, Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo (SIC-NH) e Senai, a alternativa vem sendo a atração de trabalhadores para receberem treino diretamente na produção das empresas. Detalhe: é preciso ser morador de Novo Hamburgo (homem ou mulher) e estar desempregado para se habilitar ao projeto.

A primeira experiência ocorreu no final do ano passado, com a Redeplast. Foram 22 trabalhadores que passaram por treinamento com professor do Senai. Destes, 18 permaneceram trabalhando na empresa. "Estamos otimistas com esse formato. A qualificação oferecida pelo Senai é de alta qualidade e inclui aulas teóricas e práticas. Os trabalhadores passam por diversas etapas, com carga horária de 160 horas", detalha o presidente do SIC-NH, Paulo Ricardo da Silva.

 

 

NOVA TURMA

 

Neste começo de ano, é o Calçados Zenglein que receberá trabalhadores desempregados para realizar o curso gratuito de corte e costura. No caso do Zenglein, a preferência é por moradores dos bairros Kephas, Vila Diehl, São Jorge, São José e Canudos.

 

O curso iniciará no dia 10 de janeiro, com as aulas na produção da indústria ocorrendo das 7 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30. Os participantes recebem vale transporte e almoço - por conta da empresa.

 

Ainda restam algumas vagas em aberto. As inscrições podem ser feitas pelo (51) 99728.3500 (WhatsApp), (51) 3593.2833, pelo e-mail sicalcadonh@gmail.com ou diretamente no setor de RH da Zenglein.

Os participantes recebem Certificados de Conclusão como cortadores e costureiras profissionais.

 

PROJETO AVANÇA

 

A intenção do SIC-NH é manter esse formato ao longo de 2022. "Temos condições de estar formando trabalhadores qualificados de forma permanente em curto espaço de tempo", salienta Paulo Ricardo da Silva. Segundo ele, após a Zenglein, já existe uma nova rodada de cursos de qualificação previstas em outras empresas associadas ao sindicato.

 

HISTÓRICO

 

Fundado em 11 de maio de 1942, o SIC-NH representa as indústrias fabricantes de calçados de Novo Hamburgo e região. Atua na defesa dos interesses das empresas, representando e intermediando parcerias e convênios. O objetivo é apoiar a capacitação e promover o desenvolvimento comercial de nossas empresas, fortalecendo o setor calçadista do Sul do Brasil

 

A atual sede fica na rua Lucas de Oliveira, 94, na Galeria ACI, no Centro de Novo Hamburgo.

 

Fonte: Portal Martin Behrend 

Mais Notícias

19 Jan 2022

Abertas as inscrições para o 18º Prêmio Lançamentos Fimec

Tradicional premiação que destaca as novidades em máquinas, couros e componentes para o setor coureiro-calçadista

CONTINUE LENDO
18 Jan 2022

Fenac recebe por dois dias a 14ª edição do Marcas Show

O evento é voltado exclusivamente para lojistas e terá cerca de 80 expositores

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo