Fenac apresenta novidades para Fimec 2018 e sedia palestras sobre venda online
Evento com profissionais do setor calçadista trouxe novidades da Fimec e também palestras da HubSales, Netshoes, Mercado Livre
Na última terça-feira, 17, a Fenac em Novo Hamburgo recebeu mais de 100 empresários, em sua maioria fabricantes calçadistas, para apresentar as novidades da Fimec 2018, e sediar as palestras do projeto “Juntos em Novos Mercados”, ancorado por HubSales, Netshoes e Mercado Livre. A iniciativa, que deve percorrer outros polos calçadistas do país, chegou primeiro à Novo Hamburgo e falou sobre o comércio eletrônico, com foco no setor calçadista.Segundo o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, a união entre Fenac — que representa a Fimec — e a Hubsales, expositor já confirmado para o Salão de Logística, atraiu para o evento vários fabricantes – público da Fimec - que entendem a importância da atualização frequente frente às novidades do mercado calçadista. “Pensando nisso, hoje apresentamos nossas novas ações para a edição de 2018 da Fimec que são focadas em tecnologia e geração de conhecimento. Entendemos que a única feira no mundo que tem tudo do cluster coureiro-calçadista, também deve se preocupar em criar momentos de capacitação ao nosso visitante”, afirmou.
Novidades da Fimec 2018
Para a 42ª Fimec, que acontece entre os dias 6 e 8 de março, o Salão de Logística, novo espaço da já tradicional Fábrica Conceito e o Fórum Fimec são as novidades. O Fórum Fimec: Moda e Negócios que foi pensado especialmente para fornecer informação e capacitação de qualidade ao setor coureiro-calçadista, acontecerá em paralelo à Fimec, no contra turno, e contará com palestras ministradas por profissionais nacionais e internacionais do setor calçadista. Em dois dias, os profissionais ligados à moda e a área de negócios, contarão suas experiências profissionais e darão conta de temas relevantes para os profissionais desse segmento.
O Salão de Logística tem como objetivo apresentar aos visitantes um espaço dedicado a soluções e novidades em logística. Aliado ao projeto Sola (Sistema de Operações Logísticas Automatizadas), esse espaço dará conta de processos que reduzem os custos, integram ações, permitem rastreabilidade, possibilidade de crossdocking e reposição automática, controles e organização para gestão dos negócios e inventário em tempo real. Indo muito além do transporte, a logística é indispensável para administrar os recursos da empresa, fazendo desde a gestão de compra, planejamento, armazenamento, transporte, bem como a distribuição dos produtos e o monitoramento.
E a Fábrica Conceito ganhará novo espaço dentro da Fimec, com uma área ainda mais ampla, a ação deve ganhar destaque extra na edição de 2018 exibindo a produção de calçados em tempo real como numa indústria calçadista. Sendo a única feira no mundo a exibir um processo industrial desse porte, a Fimec coloca em funcionamento o maquinário e a matéria-prima de seus expositores apresentando todo o processo de fabricação do calçado.
Palestras da noite apontam crescimento no e-commerce
O projeto “Juntos em Novos Mercados”, ancorado por HubSales, Netshoes e Mercado Livre aborda o crescimento do e-commerce brasileiro, especialmente no que se trata da venda online de calçados. Nesse formato o projeto foi criado com exclusividade para apresentar aos industriais calçadistas o caminho mais seguro e eficiente para conhecer os avanços e obter os melhores resultados no e-commerce, sendo uma oportunidade ímpar de aprimorar o conhecimento sobre o potencial do canal de vendas online, que mais cresce no Brasil e no mundo.
Foram duas palestras, uma da Netshoes e outra do Mercado Livre, dois grandes players do mercado de e-commerce. A Hubsales, empresa que faz a conexão entre as marcas e estes marketplaces, fez a sua apresentação destacando números do comércio eletrônico atual. "Estamos com este projeto, que passará por diversos polos calçadistas porque queremos levar o fabricante a conhecer o e-commerce através dos market placas. São portas de entrada no mundo de venda online que potencializam o faturamento e fazem um conexão direta com o consumidor final", destacou o representante da Hubsales, Guilherme Artiles.
Ambas as palestras trataram de apresentar conceitos de marketplace ao público. "A rotina do consumidor mudou e as empresas precisam se dar conta disso. Cerca de 13% do faturamento total da Netshoes e Zattini hoje vem do calçado. O que significa que há espaço para isso no comércio eletrônico. E é essa semente que queremos plantar no fabricante", declarou Mauro Lopez , representante da Netshoes.
Fernando Jacobucci falou em nome do Mercado Livre sobre a importância de começar pelos marketplaces para acessar o mundo de venda digital. "O motor do crescimento do comércio eletrônico são os marketplaces", declarou.
Entre os fabricantes presentes no evento, Fabiano O. Bladt, Usthemp Calçados destacou a importância de uma feira como a Fimec abordar estes conceitos e trazê-los ao fabricante. "O slogan da Fimec é a única que tem tudo. Nada mais certo do que a Fimec pensar neste momento que o varejo vive e trazer estas novidades para nós, fabricantes", afirmou o empresário.
O projeto “Juntos em Novos Mercados” tem realização: HubSales, Mercado Livre e NetShoes, e conta com apoio Fenac e Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. As próximas palestras devem acontecer em São João Batista (Santa Catarina) no dia 19 de outubro e Juazeiro do Norte (Ceará), em 26 de outubro.
Fotos: Talenttare
Compartilhar