Fórum Fimec: Moda e Negócios trará conhecimento para os visitantes da feira
O Fórum Fimec: Moda e Negócios é uma das grandes novidades da 42ª edição da Fimec. Pensado especialmente para fornecer informação e capacitação de qualidade ao setor coureiro-calçadista, o evento acontece em paralelo à Fimec, no contraturno, e conta com palestras ministradas por profissionais nacionais e internacionais do setor calçadista.
Em dois dias, os profissionais ligados à moda e a área de negócios, contarão suas experiências profissionais e darão conta de temas relevantes para os profissionais desse segmento.
Em um bate-papo, a fashion designer e trendforcaster, Luana Lanzini, junto com a fashion directions, Luana Savadintzky abordam o tema “Herança & Consistência Criativa – A moda não é mais efêmera?”. As profissionais questionam a efemeridade da moda no cenário atual, abordando o boom da consistência como base criativa e o desejo por heritage brands e o retorno do clássico como tendência de moda. Com amplo conhecimento no mercado de moda nacional e internacional, as brasileiras devem compartilhar suas experiências adquiridas na Europa a fim de inspirar e instigar uma maneira diferente de produzir moda no Brasil.
Com mais de 20 anos de carreira, Alexandre Herchcovitch, figura conhecida no mundo da moda, apresenta o Talk Show “NOVOS CAMINHOS E MOMENTOS DA MODA: Moda sem estação, multigênero, sustentável e outros paradigmas em discussão no mercado” que conta um pouco de sua carreia, trajetória e atualidade. Atualmente fora da marca que leva o seu nome, é estilista da marca À La Garçonne e já desenvolveu produtos em parceria com marcas como C&A, Melissa, Chilli Beans, Lupo entre outras, e protagonizou o programa Corre e Costura do SBT. No mesmo dia acontece o “Bate-papo de moda com Claudia Bartelle”, a curadora de moda contará sobre sua experiência e trajetória no mundo da moda.
O tema negócios chega para trazer informações sobre mercados referência no setor calçadista, apresentar estratégias, conceitos dos processos com a ideia de inspirar e motivar a aplicação do mesmos no cenário brasileiro, tornando-o mais competitivo no cenário mundial.
O Chief Operating Officer da Camuto Group, Julio Martini, ministrará a palestra “Brasil X Mundo, onde estamos em termos produtivos no cenário global?”. O empresário deve expor, através de sua experiência no mercado, a situação do Brasil como exportador em relação aos demais países do mundo. Julio trará a visão de uma grande empresa, que compra no mundo em torno de 30 milhões de pares de calçados (o Brasil inteiro exportou 127 milhões no ano passado).
O vice-presidente executivo de manufatura da New Balance Estados Unidos, John Wilson ministrará a palestra “Adaptando-se a um novo cliente e a realidade de varejo - A necessidade de reinventar modelos operacionais” que abordará as estratégias usadas pela New Balance para produção de calçados nos Estados Unidos mantendo sua competitividade no mercado através de recursos como robotização e a prática da indústria 4.0. O investimento em tecnologia e maquinário é outro ponto a ser abordado, uma vez que contribui diretamente para o aumento da produtividade e qualidade, diminuindo os custos de produção e tornando os produtos mais competitivos.
Larissa Dalto, é supervisora comercial marketplace do Mercado Livre e ministrará a palestra “Marketplace como ferramenta para vender mais e melhor”, abordando o cenário do marketplace do Mercado Livre, os benefícios da ferramente os números da categoria de calçados e os cases de sucesso da empresa e do setor calçadista.
Agenda de palestras
06/03 – 9h às 12h
“Herança & Consistência Criativa – A moda não é mais efêmera?”
Luana Lanzini – Fashion Designer & Trendforcaster (Itália) - Formada em Design de Moda, especializada em Fashion Trend Forecasting pela Polimoda de Firenze e Shoes Design pela Central Saint Martins de Londres. Atuou no criativo de calçados e acessórios da Schutz, Alexandre Birman e Guess Europe. Atualmente mora da Itália onde segue atuando no setor.
Luana Savadintzky – Fashion Directions (Itália) - Trendforecaster e Diretora de contéudo do portal de tendências Fashion Directions, é formada em Negócios de Moda pelo Instituto Marangoni de Londres e Coolhunter pelo IED de Milão. Atuou no departamento de estilo da Schutz, e no setor de pesquisa, treinamento e conteúdo de moda em cidades como Nova Iorque, Londres e Itália, onde reside atualmente.
“NOVOS CAMINHOS E MOMENTOS DA MODA: Moda sem estação, multigênero, sustentável e outros paradigmas em discussão no mercado”
Alexandre Herchcovitch (Brasil) – Um dos maiores nomes da moda brasileira, o Herchcovitch já conta com mais de 20 anos de experiência no setor. Atualmente fora da marca que leva o seu nome, é estilista da marca À La Garçonne. Já desenvolveu produtos em parceria com marcas como C&A, Melissa, Chilli Beans, Lupo entre outras, e protagonizou o programa Corre e Costura do SBT.
“Bate-papo de moda com Claudia Bartelle”
Claudia Bartelle (Brasil) - Curadora Fashion
07/03 – 9h às 12h
Brasil X Mundo, onde estamos em termos produtivos no cenário global?
Julio Martini - Camuto Group (Estados Unidos) - Formado em Comércio Exterior, Julio atualmente é Chief Operating Officer da Camuto Group. Responsável por movimentar no mercado global mais de 30 milhões de pares de calçados ano e um dos maiores compradores de calçados do Brasil nos últimos 20 anos. Com anos de experiência internacional, estabeleceu na China em 2006 umas das maiores e mais conceituadas operações de calçados do mundo, como também a partir dos Estados Unidos, expandiu as operações da empesa para outros países em diferentes continentes como Vietnã, Etiópia, República Dominicana e Portugal, sempre estabelecendo conceitos inovadores de qualidade, focando no produto e no valor que cada cluster produtivo pode agregar ao mercado global de calçados.
Adaptando-se a um novo cliente e a realidade de varejo - A necessidade de reinventar modelos operacionais
John Wilson –Vice President Manufacturing - New Balance (Estados Unidos) - Desde 1971 na New Balance, o vice-presidente executivo de manufatura já implementou novas fábricas, nacionais e internacionais, trabalhou no aprimoramento dos processos de produtos, adaptando para o modelo de fabricação modular, e em seguida para células. Atualmente lidera a iniciativa de incorporar métodos de Excelência Executiva nas instalações. Também é responsável por diversas fábricas e pela produção anual de 8 milhões de pares de tênis.
“Marketplace como ferramenta para vender mais e melhor”,
Larissa Dalto, Mercado Livre (Brasil)
Atua há 10 no e-commerce , sempre focando no desenvolvimento da categoria de Moda. Participou da startup de Flashsale Brandsclub, em que atuou por 4 anos como gerente Comercial, e por 2 anos no e-commerce de moda feminino OQvestir , como gerente de novos negócios. É formada em jornalismo pela Universidade Metodista e Pós Graduada em Administração pela Faap. Há 4 anos trabalha no Mercado Livre, na área de Marketplace como Supervisora Comercial da categoria de Moda.
*programação sujeita a alterações.
O Fórum Fimec tem patrocínio Transduarte e Orisol, e apoio master da Universidade Feevale.