Dow lança tecnologia criada especialmente para sapatos esportivos casuais na FIMEC 2018


Pelo 3º ano consecutivo, a indústria química norte-americana Dow participa da FIMEC (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes), de 6 a 8 de março, em Novo Hamburgo (RS), e apresenta um lançamento para o mercado de solas e entressolas. O novo elastômero de poliuretano ENERLYTE™ é um sistema de alto desempenho que permite a criação de calçados, ao mesmo tempo, leves, confortáveis, duráveis e esteticamente bonitos. A solução atende à tendência dos chamados sapatos “esportivos casuais”, expressão que se originou do inglês athleisure (junção de athletic e leisure) e que já tem como adeptos grandes marcas e estilistas no mundo todo.

Durante o evento, a companhia também promoverá suas soluções para calçados já conhecidas do mercado, VORALAST™ GT, voltados à segurança, e o VORALAST™ Soft Touch, para o público masculino. Além disso, reforçará sua parceria com a Agile, empresa do grupo italiano POZZI especialista no setor. O trabalho conjunto tem como foco o desenvolvimento de sistemas de poliuretano para solas, entressolas e palmilhas. As companhias seguem confiantes no mercado, que registrou aumento das exportações e teve uma leve recuperação interna em 2017, e deve manter um ritmo positivo também em 2018.

As empresas estão destinando seus esforços aos segmentos de calçados casual, casual esportivo e de segurança, que têm um grande potencial de crescimento. No setor de segurança, por exemplo, o VORALASTTM GT é resistente à hidrólise, diferente das tradicionais soluções de poliuretano. No segmento casual, temos um robusto portfólio para atender as necessidades dos clientes. Nossas tecnologias são uma referência global na indústria de calçados tanto para solas quanto para manufatura.
Para isso, dentro do negócio de Poliuretano, a Dow conta com a divisão ComfortScience, que desenvolve inovações para proporcionar a experiência mais confortável possível ao consumidor final. “Conforto é fundamental para alcançar uma boa qualidade de vida e garantir a sensação de bem-estar”, comenta Nilton Manfrotti, executivo de vendas do negócio de Poliuretanos da Dow no Brasil.

“Estamos acompanhando de perto com nossos clientes os seus maiores desafios técnicos e operacionais, bem como suas aspirações para a criação de sapatos e contamos com a Dow como nosso parceiro tecnológico. Seguimos preparados para atender as demandas, oferecendo soluções modernas, mais produtivas e melhor custo-benefício”, ressalta Edgard Mingoni, diretor da Agile.

ENERLYTE™
O elastômero de poliuretano ENERLYTE™ possui uma composição e morfologia particulares, superior aos sistemas de poliuretano tradicionais, que melhora o desempenho de solas e entressolas em calçados esportivos, de caminhada e casuais. Seu baixo peso reduz o cansaço em percursos de média e longa distância, além de contribuir com a durabilidade do produto final, já que tem boa adaptação aos pés, flexibilidade, resistência à tração, ao desgaste e à hidrólise. “A nova tecnologia também se destaca no sensorial, já que transmite a sensação natural de borracha e tem excelente amortecimento, inclusive em baixíssimas temperaturas (até -20ºC)”, ressalta Manfrotti.

Para os fabricantes e convertedores, o ENERLYTE™ tem outras vantagens: supera o EVA e espumas padrão de PU em relação rebote e retorno de energia, oferecendo maior amortecimento e resistência. Também garante alta estabilidade dimensional, processamento mais fácil e melhor produtividade, o que aumenta a quantidade de sapatos acabados.

Linha VORALAST™
O VORALAST™ GT é uma solução que se adapta às mais rigorosas condições de uso, trazendo mais performance, segurança e conforto, por isso é indicadapara botas e calçados de segurança (EPI). Possui excelente resistência à hidrólise, além das resistências tradicionais do poliéster à hidrocarburos e ácidos. Isso resulta em um melhor desempenho funcional e mais economia, sem a utilização de aditivos de alto custo na produção. Possui mais aderência, tração em superfícies variadas e durabilidade. Devido ao conforto proporcionado pela tecnologia, é ideal para calçados usados por longos períodos do dia.

O VORALAST™ Soft Touch oferece mais funcionalidade com toque macio e qualidade superior, resultado de uma composição única. A combinação para formulações diferenciadas de polióis e pré-polímeros proporciona uma sensação agradável, similar ao toque macio da borracha, perfeitos para calçados sociais masculinos – que precisam de flexibilidade e conforto. Com boas propriedades mecânicas, tem excelente memória de elasticidade, e baixa abrasão, além de oferecer resistência ao atrito. Sua formulação é inovadora, com composição à base de éter e livre de ftalatos (compostos nocivos à saúde e de complexa biodegradação), é 40% mais leve em comparação a materiais termoplásticos típicos e 25% mais leve que outras borrachas.

A linha VORALAST™ conta ainda com soluções que oferecem leveza, resistência e conforto para a produção de sandálias, chinelos e sapatos femininos, além de esportivos.

Serviço:
FIMEC - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes
6 a 8 de março, em Novo Hamburgo (RS)
Estande Dow e Agile: Corredor F – 4003 e 4004


Compartilhar
Outras Notícias
30/04/2024
Fimec e Fórum CICB de Sustentabilidade renovam parceria para 2025
16/04/2024
Bioplásticos é tema do Happy Hour do IBTeC, dia 24 de abril
14/03/2024
Fimec chega ao fim e revela um Brasil protagonista do setor coureiro-calçadista no cenário mundial
14/03/2024
Projeto com compradores internacionais gera US$ 12 milhões na FIMEC
13/03/2024
Empresários da América Latina e África compram tecnologia brasileira para couro e calçados

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo