Fimec desponta como melhor feira dos últimos três anos
Em três dias, de 6 a 8 de março, a 42ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), reuniu profissionais do setor coureiro-calçadista em busca das novidades dos mais de 500 expositores. A maior feira da América Latina no setor, intitulada “A única que tem tudo” trouxe novidades em materiais, maquinário, processos de produção, tecnologia e muito mais.
Com boas perspectivas os expositores visualizam o evento como uma oportunidade ímpar de expor seus produtos e fazer contatos indispensáveis para os seus negócios ao longo de todo ano. Expositor cativo na Fimec, a Orisol vê com otimismo a edição de 2018. “Acreditávamos que essa seria a melhor edição dos últimos 3 anos, e essa perspectiva tem se confirmado” afirma o diretor da Orisol, André Rocha.
Para quem visita, a feira é oportunidade de conhecer as novidades do setor e buscar atualização para o seu negócio. Júnior Steil da Frequencyart veio de São João Batista, Santa Catarina, para visitar a feira. “A nossa empresa trabalha internamente em Santa Catarina e estamos prospectando novos mercados e aumentando nosso ciclo de equipamentos, nossa área industrial, e novos fornecedores”. Segundo ele, o evento superou as expectativas. “Posso dizer que não só achamos o que a precisávamos, mas que encontramos além do que a gente necessitava. Outras tecnologias, outros fornecedores, outros processos, porque a moda é uma coisa hoje no outro dia já é outra”, afirma.
Fórum Fimec trouxe informação sobre moda e negócios
Um dos destaques desta edição da feira foi o Fórum Fimec: Moda & Negócios. Em dois dias, o evento recebeu cerca de 600 pessoas em busca de conhecimento. A primeira edição do Fórum Fimec ocorreu no contraturno da feira e contou com a presença de profissionais nacionais e internacionais que falaram sobre suas trajetórias no setor.
O primeiro dia abordou Moda e trouxe Luana Lanzini, Fashion Designer & Trendforcaster e Luana Savadintzky, Fashion Directions, Alexandre Herchcovitch, estilista brasileiro e a influencer e curadora Fashion, Claudia Bartelle.
Em um bate-papo cheio de informação Luana Lanzini e Luana Savadintzky trouxeram informação de moda e apresentaram um pouco do que as marcas internacionais estão fazendo pelo mundo. Já Claudia Bartelle comentou sobre estilo e ressaltou a forma como a moda está dinâmica e cheia de possibilidades. Por fim, Alexandre Herchcovitch falou de sua experiência e atuação dentro da marca de luxo A La Garçone.
Já o segundo dia trouxe palestras sobre negócios. Larissa Dalto, supervisora comercial marketplace do Mercado Livre, ministrou a palestra “Marketplace como ferramenta para vender mais e melhor”, Julio Martini, Chief Operating Officer da Camuto Group, falou sobre “Brasil x Mundo, onde estamos em termos produtivos no cenário global?”. Para encerrar o evento, o vice-presidente executivo de manufatura da New Balance Estados Unidos, John Wilson ministrou a palestra “Adaptando-se a um novo cliente e a realidade de varejo - A necessidade de reinventar modelos operacionais”.
Larissa explorou todo universo do marketplace trazendo dados e estudos que apontam essa inovação no comércio online. Julio provocou os visitantes a pensarem na produção de maneira diferente, e ainda expôs a forma como sua empresa trabalha com produção e importação de produtos. A produção calçadista da New Balance feita nos Estados Unidos foi o tema da última palestra do dia. John Wilson apresentou métodos de trabalho da marca e trouxe indicadores do futuro dos processos produtivos.
Quem participou aprovou a iniciativa
Para o gerente da Grendene, Leonardo Schnorr, o evento foi uma iniciativa muito relevante que levou aos visitantes a conhecer e entender o novo. “Achei muito legal porque a Fimec proporciona um encontro da cadeia coureiro-calçadista que só vinha ao evento para ver as novas tecnologias, as novas máquinas, mas a gente entende que os novos conhecimentos fazem parte dos novos rumos do mercado e o Fórum provoca isso, é provocativo e traz as novidades e diferentes opiniões, tornando esse um momento de reflexão”, destacou.
Ricardo Wirth afirmou que suas expectativas foram superadas em relação ao Fórum. “Foi muito bom, até acima das expectativas, o nível das palestras foi excelente. E essa é uma iniciativa muito importante, já que a Fimec é um local onde se encontram os empresários e as grandes marcas, e este Fórum complementa isso tudo com conhecimento”, afirmou o diretor dos calçados Wirth.
A edição de 2019:
A 43ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).
Compartilhar