Abicalçados entrega 6ª edição do Prêmio Direções
Comemorando seus 35 anos de fundação, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) entregou, ontem (26), a 6ª edição do Prêmio Direções. A premiação destacou os principais cases do setor calçadista nacional nas áreas de Gestão Industrial, Marketing, Internacionalização, Design e Sustentabilidade, além do jornalista que escreveu a melhor matéria setorial em 2017. Durante a cerimônia, realizada no Espaço TAO, em Novo Hamburgo/RS, a entidade também lançou a sua nova identidade visual.
Na oportunidade, o presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Rosnei Alfredo da Silva, ressaltou a data histórica, lembrando importantes conquistas do setor. “Ao longo dessas três décadas e meia de batalhas, conquistamos muitas coisas importantes. Na área de defesa comercial, o antidumping contra o calçado chinês. Na área internacional, qualificamos as exportações de calçados, hoje destinadas a mais de 150 países. Nossa representatividade se fez notada com pleitos acolhidos no Poder Público”, disse, destacando que as conquistas possibilitaram que, mesmo em meio a dificuldades econômicas e políticas, a indústria de calçados se mantivesse competitiva. Silva lembrou a história da entidade, que nascida na década de 80 enfrentou período difíceis, não somente politicamente, com o Regime Militar, mas também na área econômica, com a hiperinflação e depois a crise cambial já na década de 90.
Nova identidade
A noite também foi de apresentação da nova identidade visual da Abicalçados. Sem perder a essência da entidade, a identidade foi modernizada de acordo com as tendências do minimalismo. “Optamos por um visual mais clean e objetivo, objetividade essa que é premissa fundamental para o sucesso num mundo cada vez mais cheio de informação, onde a relevância deve ser observada”, explica a coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, ressaltando que a atualização da marca, que aconteceu pela última vez em 2007 para a celebração dos 25 anos da Abicalçados, segue uma tendência global de grandes marcas mundiais ao simplificar seus traços e formas.
Premiação
Os vencedores, além do troféu do Prêmio Direções, receberão divulgação nos canais de comunicação da Abicalçados e também em eventos realizados pela entidade ao longo de 2018.
O Prêmio Direções foi uma promoção da Abicalçados e contou com os patrocínios de Couromoda, Francal Feiras, Sicoob Ecocredi e UPS Brasil.
Vencedores 2018
Categoria: INTERNACIONALIZAÇÃO
Micro/pequeno porte: Empresa Ferri
Case: Inserção da Ferri São Paulo nos Estados Unidos
Motivada a ser reconhecida pela excelência de seus produtos, a Ferri São Paulo viu nos Estados Unidos um mercado promissor para expandir seus negócios, visto que o país se mostrava aberto a importações e já possuía uma boa aceitação dos sapatos feitos no Brasil. Os resultados positivos fizeram com que a marca planejasse a expansão dos seus negócios internacionais, projetando atingir o marco de 30% das vendas correspondentes ao mercado externo nos próximos três anos.
Médio/grande porte: West Coast
Case: Inserção da West Coast no mercado indiano
O mercado indiano se mostrou muito promissor para a marca, visto que tem a segunda maior população e é considerado um país emergente, que está em grande crescimento. Para lançar a marca no mercado indiano, a empresa manteve sua logotipia e comunicação baseada na moderna cultura worker, no entanto, criou canais de comunicação exclusivos para o País, como um perfil no Instagram (@westcoast_india) e também um site (www.westcoastshoes.in) para conversar especialmente com esse público, entre outras estratégias de marketing necessárias.
Categoria: DESIGN
Micro/pequeno porte: Empresa Fabrés
Case: Luxo Sustentável
A empresa buscou, no design autoral, combater a imensidão de cópias geradas clandestinamente em quantidades abissais. Sua escolha por desenvolver um design de luxo atemporal e diferenciado, fazendo uso de matéria-prima sustentável, muito através da prática do upcycling, é que dá sentido e vida à Fabrès.
Médio/grande porte: Ortopé
Case: Design Letra LED e Zip Max: Liberdade para brincar
Os produtos Zip Max e Letra LED foram um verdadeiro sucesso entre todos os públicos da marca e também na mídia. A Ortopé colheu excelentes resultados com o design desses modelos e estratégias de marketing utilizadas para disseminá-los.
Categoria: GESTÃO INDUSTRIAL
Micro/pequeno porte: Ushtemp
Case: Usthemp ID
A Usthemp inovou desenvolvendo sua própria ferramenta de gestão da produção, o Usthemp ID. Alguns números de dezembro/2016 comparados com agosto/2016: redução de 95% nos erros de produção por estampa trocada; e redução de 92% nos custos com fretes relativos a envios trocados.
Médio/grande porte: Kidy
Case: Operação Estoque Zero
O objetivo principal da Operação Estoque Zero foi reduzir o capital investido em estoque seja ele em material de escritório, máquinas obsoletas e/ou em desuso, matéria-prima estocada no almoxarifado, brindes de marketing que deveriam estar nas lojas fazendo a marca ser reconhecida, produtos acabados aguardando venda e processos lentos com produtos em elaboração.
Categoria : MARKETING
Micro/pequeno porte: Usthemp
Case: CLÃ USTHEMP
Trata-se de um seleto grupo de ItPets que possuem relevância nas redes sociais e grande envolvimento com a marca. Este grupo é denominado de “Clã Usthemp” e seus membros são chamados de “Comendadores”. Cada Comendador tem relacionamento bastante próximo com a marca. Eles participam de algumas decisões, como: novos modelos e estampas. Também possuem estampas próprias e um código especial que fornece desconto nos produtos da marca para seus seguidores.
Médio/grande porte: Bibi
Case: BibiTUBE: Websérie - https://www.youtube.com/bibi%20tube
Motivada a incentivar o desenvolvimento das crianças de forma divertida e leve, e ainda proporcionar uma experiência diferenciada com a marca, a Bibi viu na criação da Websérie BibiTube uma forma de conscientizar os pequenos acerca da sustentabilidade, trabalhando também a sua coordenação motora e estimulando a consciência e responsabilidade de cada ser humano sobre o planeta, com a utilização de materiais simples e recicláveis para a confecção de brinquedos, como é o caso da caixinha de sapatos que geralmente tem como destino o descarte.
Categoria: SUSTENTABILIDADE
Micro/pequeno porte: Perky
Case: Perky e mulheres Kayapó: Valorizando o trabalho artesanal
Na sua missão de trazer mais leveza e alegria para o mundo, a Perky firmou parceria com o Instituto Kabu, associação Kayapó criada e dirigida pelos indígenas da etnia. Para a implementação do projeto, a Perky investiu na compra de tecidos, que foram enviados para as comunidades indígenas do sul do Pará, para que as mulheres realizassem as pinturas.
Médio/grande porte: Ortopé
Case: Ortopé Eco: Reutilização do resíduo industrial para confecção de calçados
A Ortopé desenvolveu o projeto Ortopé Eco motivada a fazer a diferença no mercado da moda, buscando minimizar os danos ao meio ambiente, causados pela indústria e consumo desenfreado. Com investimento zero para a viabilização do projeto Ortopé Eco, a empresa colheu excelentes resultados, reaproveitando sua mão de obra em momentos de ociosidade e revertendo resíduos que seriam destinados ao descarte para a produção da linha Ortopé Eco para Recém nascidos.
Categoria: MELHOR MATÉRIA/JORNALISTA
Jornalista: Bárbara Bengua
Título da matéria: Knit é a Tendência de moda e do mercado
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