Artecola comemora dois prêmios e oportunidades de cocriação proporcionadas pela Fimec 2023


Empresa registrou movimentação positiva, com especial destaque ao retorno de visitantes do exterior. Visão de unir o que junto tem mais valor do que separado foi evidenciada no estande, fortalecendo o relacionamento entre as pessoas.

Artecola encerra sua participação na Fimec 2023 fortalecendo os relacionamentos e comemorando duas novas premiações: conquistou novamente o Prêmio Lançamentos/Fimec, na categoria Componentes, e o Prêmio Primus Inter Pares Assintecal, na categoria Sustentabilidade. "Nossa avaliação é de que a feira foi muito positiva, com um excelente nível de visitação. Nos chamou atenção particularmente o número de visitantes do exterior, que retornaram motivados a atualizar informações sobre o mercado calçadista, buscando inovações, tecnologia e sustentabilidade", afirma o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

Os três aspectos foram apresentados pela Artecola em seu estande. A começar pelos produtos premiados. Um deles é uma couraça (estrutura da parte frontal dos calçados) que usa resíduos de borracha vulcanizada do cliente em sua composição. O projeto sustentável foi cocriado com uma fabricante terceirizada de calçados e com uma marca internacional de moda. Em apenas quatro meses, 2,2 toneladas de resíduo foram transformadas em material nobre, presente em 800 mil pares de calçados. A proposta conquistou o Prêmio Primus.

No mesmo conceito de Sustentabilidade e Economia Circular está o novo composto para contrafortes injetados de alta performance, que ganhou o Prêmio Lançamentos/Fimec. O produto usa resíduo vegetal de outros segmentos como matéria-prima em até um terço da fórmula. Todos os contrafortes até hoje produzidos no mercado brasileiro para modelos esportivos de alta performance eram de fonte 100% petroquímica. Além disso, a novidade da Artecola permite o uso de adesivos sem VOCs (chamados popularmente de cola solvente), eliminando limpeza, prymer e halogenação na produção dos calçados. "É uma produção com componente reciclado, reciclável e mais limpa, porque elimina várias substâncias do processo", destaca Jairo Korndoerfer, Gerente de Marketing e Mercado da Artecola.

FEIRA APROXIMA AS PESSOAS – Jairo acrescenta que a feira proporcionou um ambiente de grande entrosamento. "Mesmo com empresas que já são clientes, o relacionamento foi diferente. As pessoas vão para a feira sem as atribuições do dia a dia e com disposição para conhecer mais, ver o que há de novo. Isso se alinhou muito bem com nossa nova Visão: 'Unimos o que junto tem mais valor do que separado'. "Pudemos apresentar melhor nossas cocriações, identificar novas oportunidades de parceria, pensar juntos em novos projetos com muito potencial de resultado para todos os envolvidos", comemora.

O estande da Artecola contou com um painel que simbolizou a nova Visão da empresa. Uma grande tela, com criação da artista plástica Ariadne Decker, foi instalada no local, para que as pessoas da empresa e seus visitantes formassem, juntos, novas cores e significados. "O posicionamento de marca da Artecola tem os arquétipos do Artista e do Catalisador. Convidamos todos para serem um pouco artistas, e catalisamos a cocriação com todos que nos visitaram na Fimec", resume o Gerente de Marketing.

A ARTECOLA – Prestes a completar 75 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Conta com três áreas de negócios - Indústria, Varejo (Consumo) e Extrusão – e nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.

 


Compartilhar
Outras Notícias
30/04/2024
Fimec e Fórum CICB de Sustentabilidade renovam parceria para 2025
16/04/2024
Bioplásticos é tema do Happy Hour do IBTeC, dia 24 de abril
14/03/2024
Fimec chega ao fim e revela um Brasil protagonista do setor coureiro-calçadista no cenário mundial
14/03/2024
Projeto com compradores internacionais gera US$ 12 milhões na FIMEC
13/03/2024
Empresários da América Latina e África compram tecnologia brasileira para couro e calçados

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo