Fábrica Conceito terá Ramarim, Bompel, Senai Calçados e Luz da Lua


Pela primeira vez, serão produzidas bolsas dentro da Fimec

Os visitantes da Fimec 2024 poderão ver, logo na entrada da feira, a 14ª edição da Fábrica Conceito, realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC, em parceria com a Fenac e Coelho Assessoria Empresarial. A Fábrica Conceito é uma ação idealizada com o objetivo de apresentar aos fabricantes de calçados que visitam a feira os lançamentos em máquinas, equipamentos, componentes, matérias-primas e sistemas de gestão que estão em destaque, nesta edição.

A Fimec, maior feira do segmento na América Latina, será realizada nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, de 12 a 14 de março de 2024.

Na edição de 2024, o projeto traz uma inovação. Com quatro linhas de produção, será a primeira vez na história da ação que serão produzidas bolsas. Para fazer a primeira participação, o Instituto convidou a Luz da Lua, uma das mais importantes grifes de bolsas e calçados do país, que criou dois modelos especialmente para esta feira.

A Fábrica Conceito terá ainda dois grandes nomes da indústria brasileira - Calçados Ramarim, produzindo um modelo de sandália e um tênis casual da marca Comfortflex, e Calçados Bompel, que produzirá quatro modelos de calçados classificados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da Escola do Calçado Senai, com dois modelos de tênis femininos.

Em um espaço de 1.300 metros quadrados, o projeto terá a participação de 70 empresas, incluindo fabricantes dos calçados e das bolsas, fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de componentes e materiais, além de sistemas de gestão de produção entre outros. O projeto terá ainda a participação de cerca de 100 pessoas na produção, entre alunos do Senai Calçado e operários das marcas participantes. A fábrica também contrata profissionais de mercado especialmente para a feira – e, muitas vezes, esta participação se transforma em oportunidade para a conquista de um novo emprego, sendo um dos vieses do projeto, uma atuação na área de responsabilidade social através da busca na promoção destes profissionais.

Serão produzidos um total de 1.600 pares de calçados e 80 bolsas nos três dias de feira. Parte dos produtos produzidos será destinado à entidades que desenvolvem ações e projetos sociais da região.

A Fimec tem sido ao longo das mais de quatro décadas de existência, o palco de apresentação de inovações em matérias-primas, máquinas, equipamentos e soluções para a indústria coureiro-calçadista. É a partir da Fimec que os curtumes e as indústrias de calçados e artefatos introduzem inovações em suas linhas de produção.
    
Nossa contribuição é também social - historicamente, pessoas contratadas pelo projeto para atuar na Fábrica Conceito encontram nesta oportunidade o espaço para sua reinserção no mercado de trabalho. Ainda na área de responsabilidade social, a Fábrica tem parceria com prestadores de serviços que se encarregam da destinação de todos os resíduos produzidos nos quatro de dias de feira, para os mais diferentes tipos de reaproveitamento.

 

E ao final da feira, parte da produção da Fábrica é destinada a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social.


 


Compartilhar
Outras Notícias
16/04/2024
Bioplásticos é tema do Happy Hour do IBTeC, dia 24 de abril
14/03/2024
Fimec chega ao fim e revela um Brasil protagonista do setor coureiro-calçadista no cenário mundial
14/03/2024
Projeto com compradores internacionais gera US$ 12 milhões na FIMEC
13/03/2024
Empresários da América Latina e África compram tecnologia brasileira para couro e calçados
13/03/2024
Saiba quem são os vencedores do 20º Prêmio Lançamentos Fimec

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo