Fimec 2026 será palco de tendências e inovação para a indústria coureiro-calçadista


Maior feira do setor na América Latina acontecerá de 3 a 5 de março

Cerca de 400 expositores e 20 mil visitantes devem movimentar os pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, durante a 49ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. Reconhecida como a principal feira coureiro-calçadista na América Latina, a Fimec está confirmada para os dias 3, 4 e 5 de março de 2026, sendo o único evento do mundo a contemplar toda a cadeia produtiva em um só lugar.

Reunindo cerca de 400 expositores em mais de 10 mil m² de área de exposição, a Fimec é referência internacional em negócios, inovação e relacionamento. Ao longo de três dias, milhares de profissionais terão acesso a soluções em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e novas tecnologias. “Estamos preparando uma edição muito especial. A procura por espaços já está acima da média e, se mantivermos esse ritmo, vamos superar o tamanho da Fimec 2025”, projeta Diogo Leuck, diretor-presidente da Fenac.

A expectativa da organização é receber 20 mil visitantes de 20 estados brasileiros e de cerca de 40 países. Entre as novidades já confirmadas para 2026 está o retorno do Estúdio Fimec, espaço que reúne conteúdos sobre tendências e inovação. Lecuk antecipa que a programação contará ainda com novas áreas de negócios, “palestras silenciosas”, espaços coletivos de países latino-americanos, além de rotas turísticas e visitas técnicas a fábricas do setor no contraturno da feira. “Essas novidades vão fortalecer ainda mais o papel da Fimec como a principal vitrine do setor”, avalia.

O credenciamento para a edição de 2026 é gratuito e, em breve, estará disponível através do site oficial: www.fimec.com.br. A feira é profissional, sendo proibido o acesso de menores de 14 anos.

 

Fórum CICB de Sustentabilidade

Na programação da Fimec 2026 também está confirmada mais uma edição do Fórum CICB de Sustentabilidade, organizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Fenac. Marcado para o dia 4 de março, à tarde, o encontro se consolidou como espaço de reflexão sobre os caminhos do setor, reunindo lideranças da indústria e especialistas em torno de pautas como rastreabilidade e avaliação de ciclo de vida. Segundo a organização, a continuidade da parceria reforça a missão comum de impulsionar negócios, estimular inovação e promover discussões essenciais para o futuro da indústria do couro.

 

SERVIÇO

Evento: 49ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)

Data: 3 a 5 de março de 2026

Horário: 3 e 4 de março - das 13 às 20 horas

5 de março - das 13 às 19 horas

Local: Fenac | Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil

Realização: Fenac Experiências Conectam

Apresentação: Sicredi Pioneira

Patrocínio: Transduarte

Apoio: Abicalçados, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV/DI, Aicsul, Assintecal, CICB, IBTeC e Sebrae/RS


Compartilhar
Outras Notícias
01/09/2025
Fimec 2026 será palco de tendências e inovação para a indústria coureiro-calçadista
28/07/2025
The South Base promove evento online para relatar participação no FDRA Summit 2025, em Nova Iorque, e projetar próximas ações do grupo
25/07/2025
Presidente Executivo do IBTeC está entre os cientistas mais influentes do mundo
11/07/2025
Conselheiro do Meio Ambiente da FIERGS falará sobre economia circular, no Happy Hour do IBTeC, em 23 de julho
12/06/2025
Relato sobre inovações apresentadas na Feira de Hannover 2025 será o tema do Happy Hour do IBTeC, dia 18 de junho

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo