Fábrica Conceito 2026 será a maior da história do projeto, com seis linhas de produção
Projeto será mostrado na Fimec, de 3 a 5 de março, em Novo Hamburgo
A décima sexta edição a Fábrica Conceito, que será realizada na Fimec 2026, será a maior da história do projeto, com um total de seis linhas de produção. A ação, realizada em parceria pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC, Coelho Assessoria Empresarial e Fenac, será apresentada em 15ª edição, na Fimec 2026, de 03 a 05 de março.
O projeto contará com a participação de três marcas - Klin, Fiber e Cravo & Canela, além do Centro de Formação Profissional Senai do Calçado e Logística. Serão produzidos três modelos de bolsas e seis modelos de calçados. A expectativa é de que o projeto produza em torno de 120 bolsas e mais de 3.000 pares de calçados.
A Klin participará com a produção de um modelo de tênis infantil com design arrojado, com cabedal em knit (confecção em malha), com utilização de fios produzidos a partir da reciclagem de PET, 100% sustentável. O solado, feito em poliuretano expandido (E-TPU), um material inovador, que está chegando agora ao Brasil. Com uma formulação diferente de tudo o que se conhece, o E-TPU contribui para a leveza do calçado, com extrema resistência.
Cravo & Canela estará com duas linhas de produção na Fábrica Conceito. Uma delas será uma célula de produção de bolsas da grife, com três modelos de bolsas, todas em couro, mostrando técnicas e equipamentos específicos para a fabricação de bolsas. Em uma segunda linha da Cravo & Canela, será produzido um scarpin de salto alto, também em couro, com a apresentação de equipamentos e processos modernos de fabricação. Com salto de 9 cm, o scarpin da Cravo & Canela está chancelado pelo Laboratório de Biomecânica do IBTeC, onde o modelo passou pelos ensaios de conforto.
Participando pela primeira vez do projeto Fábrica Conceito, a Fiber apresentará dois modelos - um chinelo em PU expandido monodensidade, injetado em uma peça única, que tem como um dos diferenciais o seu design. O resultado é um calçado extremamente leve e resistente, para atender à tendência de consumo de produtos com conforto.
Ainda na linha da Fiber, será produzido um modelo de tênis com cabedal em knit com injeção direta do solado. O diferencial será uma sola em PU bidensidade - com uma parte mais baixa, na entressola, e uma um pouco mais alta, com maior resistência à abrasão e à flexão. O cabedal será produzido com uma mescla de fibras de lycra e fibras feitas a partir da reciclagem de PET. O tênis terá anda uma palmilha interna com alto poder de amortecimento. Este calçado é todo pensado para proporcionar conforto, resistência e flexibilidade, com a preocupação com a saúde dos usuários, além de ser um produto de moda.
Alunos do Senai Calçado produzirão dois modelos
A Escola de formação profissional do Senai Calçado, com a participação de 100 alunos do curso de formação profissional para a indústria calçadista, produzirá dois modelos de calçados. Um modelo é uma bota feminina com salto blocado e cano baixo, feita em couro. Com design dos próprios alunos, a proposta é mostrar o potencial dos estudantes na criação e fabricação de calçados de moda com qualidade.
O segundo modelo que será produzido na linha do Senai é um tênis escolar, atendendo ao pedido da Prefeitura de Novo Hamburgo, que quer desenvolver um programa de doação de calçados para os alunos da rede escolar do município. Será um produto especifico para o público infanto-juvenil.
Fonte: IBTeC