Projeções econômicas para calçadistas no dia 8


Depois de acumular revezes no início do ano, setor começa a dar indícios de uma recuperação na reta final e 2019

As entidades representativas do setor calçadista nacional, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), promovem um evento que promete lançar luzes para a atividade, que depois de acumular revezes no início do ano começa a dar indícios de uma recuperação na reta final e 2019. O Análise de Cenários acontece no próximo dia 8 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, e faz parte da Semana do Calçado.

O tradicional evento contará com apresentações do Doutor em Economia e consultor do setor, Marcos Lélis, e da coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, além de uma mesa-redonda com os convidados Luciano D’Andrea, gerente de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), e Rosnaldo Silva, diretor da Bibi e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas.

Lélis adianta que fará uma apresentação com perspectivas da economia internacional e doméstica para os meses finais de 2019 e para o primeiro semestre de 2020. “Para isso, primeiramente, caracteriza-se a economia internacional, tendo como pano de fundo os desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Ao considerar esses movimentos da conjuntura econômica internacional, em um segundo momento especificaremos as tendências para economia brasileira, destacando a dinâmica de ampliação da capacidade de produção das empresas”, conta o economista.

Já Priscila falará sobre especificamente do setor calçadista, com dados de produção, balança comercial e consumo doméstico, também fazendo perspectivas para curto e médio prazos para a atividade. “Tradicionalmente, o Análise de Cenários tem um papel muito importante na tomada de decisões das empresas, pois traz dados e projeções que podem influenciar na estratégia de cada negócio”, avalia.

A mesa-redonda, por sua vez, debaterá a abertura comercial, na pauta do Governo Federal, e os desafios da indústria calçadista no cenário de aumento da concorrência internacional no mercado brasileiro.

A iniciativa tem patrocínio da Fenac e apoio do Instituto Brasileiro do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq). O Análise de Cenários é um evento gratuito para associados das entidades realizadoras e apoiadoras, mediante inscrição prévia. Não associados investem R$ 50. Além da realização em Novo Hamburgo, o Análise de Cenários está realizando um roadshow por alguns dos principais polos calçadistas brasileiros (veja as datas abaixo, bem como links de inscrição).
 

Cronograma - Análise de Cenários

Data: 08/10
Local: Novo Hamburgo/RS
Horário: 18h30min
Inscrições: https://forms.gle/rj737fLrj8CUbxc18

Data: 14/10
Local: São João Batista/SC
Horário: 18h30min
Inscrições: https://forms.gle/6r1eqy9WvUyNxANs5

Data: 16/10
Local:  Franca/SP
Horário: 18h30min
Inscrições: https://forms.gle/oTjivKzXjUxghLdZ7

Data: 22/10
Local: Nova Serrana/MG
Horário: 18h30min
Inscrições: https://forms.gle/fKYaGFMV5diuCxqR7
 
 

Fonte: Abicalçados/Imprensa


Compartilhar
Outras Notícias
30/04/2024
Fimec e Fórum CICB de Sustentabilidade renovam parceria para 2025
16/04/2024
Bioplásticos é tema do Happy Hour do IBTeC, dia 24 de abril
14/03/2024
Fimec chega ao fim e revela um Brasil protagonista do setor coureiro-calçadista no cenário mundial
14/03/2024
Projeto com compradores internacionais gera US$ 12 milhões na FIMEC
13/03/2024
Empresários da América Latina e África compram tecnologia brasileira para couro e calçados

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo