Fimec 2022

Websérie do Exclusivo destaca as potencialidades dos polos calçadistas

Segundo episódio, que aborda o Vale do Paranhana, foi lançado no dia 16 de novembro

Websérie do Exclusivo destaca as potencialidades dos polos calçadistas

Os diferenciais competitivos dos calçados fabricados no Brasil; as potencialidades de cada polo calçadista, suas tradições, qualidades e peculiaridades. Estas ideias fazem parte do roteiro da websérie Polos em Pauta, produção audiovisual do Jornal Exclusivo, que retrata algumas particularidades do setor calçadista brasileiro. O segundo episódio, que aborda o Vale do Rio Paranhana, foi lançado no dia 16 de novembro e pode ser conferido no site www.exclusivo.com.br/videos.

 

Dividida em cinco episódios - Vale do Sinos (RS), Vale do Paranhana (RS), São João Batista/SC, Franca/SP e Nova Serrana/MG -, a produção traz cases de fabricantes que estão conseguindo driblar as adversidades; estratégias vencedoras como aliadas das empresas; exportação: tradição, know-how e motivos para o sucesso; feiras e eventos que impulsionam o setor; sustentabilidade; além da contribuição do segmento calçadista para o desenvolvimento econômico das regiões.

 

A websérie é uma espécie de continuação do documentário Marco 5.0 - Meio Século de transformação na indústria coureiro-calçadista -, que celebrou, em 2019, os 50 anos do Jornal Exclusivo. "O Marco 5.0 contava a história do calçado no Brasil sobre a ótica do Exclusivo e a sua contribuição para o desenvolvimento do setor. Neste ano, com todos os desafios que a pandemia da Covid-19 nos trouxe, sentimos a necessidade de dar continuidade a esse projeto, mas de forma mais dinâmica e focada no potencial econômico e diferencial dos principais polos calçadistas do País", destaca a gerente comercial do Jornal Exclusivo, Larissa Schneider. Segundo ela, a produção busca engajar o setor calçadista e provocar debates. "A websérie tem o papel fundamental de, em um cenário tão desafiador, gerar discussões e destacar os diferenciais competitivos de cada um dos polos calçadistas do Brasil", observa Larissa.

 

Para celebrar a retomada econômica

 

A reinvenção do setor calçadista brasileiro, a partir dos desafios gerados ao longo da pandemia da Covid-19, também merecem destaque na produção audiovisual. "Em um cenário desafiador, como o de 2021, todas as pontas da cadeia produtiva tiveram que se reinventar para seguir gerando resultados. Eternizar, por meio deste projeto o que o setor produz, é uma maneira de celebrarmos esse momento de otimismo e da retomada econômica", completa a gerente-comercial do Jornal Exclusivo.

 

Fomentar as regiões produtoras

 

A ideia de criar a websérie surgiu a partir da proposta do Jornal Exclusivo em fomentar os polos calçadistas brasileiros. "Um dos pilares do Exclusivo sempre foi o de valorizar os polos calçadistas nacionais, que já estamparam as nossas páginas durante as últimas cinco décadas e que tanto contribuíram para o desenvolvimento do setor", explica Larissa.

 

Mais do que relembrar a história: projetar o futuro

 

Polos em Pauta tem direção e roteiro de Marcelo Collar e roteiro e produção de Luana Rodrigues, editora-chefe do Jornal Exclusivo. "Mais do que relembrar a história, estamos falando sobre o presente, que tem se mostrado desafiador de muitas formas, e também projetamos o futuro, questionando quais serão os principais desafios dos polos nos próximos anos", sustenta Luana.

 

Onde assistir?

 

O segundo episódio, que trata sobre o Vale do Paranhana, está disponível no menu Vídeos do site do Jornal Exclusivo (www.exclusivo.com.br/videos). Lá também pode ser conferido o primeiro episódio, do Vale do Sinos, lançado em 17 de agosto. Em breve serão disponibilizados os episódios de São João Batista/SC, Franca/SP e Nova Serrana/MG.

 

A websérie

 

Apresentada pela Merkator Feiras e Eventos, a websérie Polos em Pauta tem patrocínio de Usaflex, Magma Indústria Têxtil, FCC; com apoio de Orisol do Brasil, Grupo Cofrag, Sintéticos Spuntex, Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), Fenac Experiências Conectam – FIMEC 2022, Artecola e RR Componentes.

 

Crédito reportagem: Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

Mais Notícias

24 Nov 2021

Programa de Bolsas de Estudo da Sicredi Pioneira está com ins ...

Cooperativa oferece bolsas de 50% em cursos técnicos em agropecuária e meio ambiente em escolas da área de atuação

CONTINUE LENDO
18 Nov 2021

Fimec marca retomada, reencontro e foca na sustentabilidade

Maior feira do setor das américas promove negócios e apresenta soluções sustentáveis

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo